Finalmente, Dzeko e Bósnia apresentaram um bom futebol

Finalmente, Dzeko e Bósnia apresentaram um bom futebol

Antes do início da Copa do Mundo, muitos apostavam que a Bósnia-Herzegovina poderia ser uma grande surpresa aqui no Brasil. Afinal, a seleção marcou 30 gols em 10 jogos e tomou apenas seis nas eliminatórias europeias, deixando as favoritas Grécia e Eslováquia, que participaram do Mundial de 2010, para trás. Assim, os comandados de Safet Susic conseguiram a classificação inédita e direta para o Brasil.

Porém, os resultados nas duas primeiras rodadas da Copa não foram animadores. A derrota para a Argentina por 2 a 1 era até esperada, já que os sul-americanos contam com Lionel Messi e um ataque de peso. Entretanto, a Bósnia comandou as ações da partida e faltou qualidade no meio-campo e no ataque para conseguir os gols.

Agora, a grande decepção foi no jogo contra a Nigéria. O poderoso ataque não foi eficiente mais uma vez e a defesa mostrou suas falhas. Assim, os europeus saíram de campo outra vez derrotados, 1 a 0 para os africanos. Com esse resultado adverso, os estreantes em Copas foram eliminados com uma rodada de antecedência, frustrando os jogadores e a torcida que esperavam mais dessa equipe.

Jogando por sua honra, a Bósnia enfrentou o Irã na última rodada do grupo F. Antes tarde do que nunca, a Seleção da Bósnia e Hezergovina mostrou todo seu potencial. Mesmo contra uma retranca iraniana, formada por uma linha de quatro e outra de cinco defensores, os europeus não tiveram dificuldades em bater os asiáticos por 3 a 1. 

Edin Dzeko, que já é o maior artilheiro da história do país com a camisa da seleção nacional, fez seu primeiro gol em Mundiais. Ele não tinha se destacado nas duas primeiras partidas, sendo discreto e ficando escondido entre os marcadores. Nesta tarde, na Fonte Nova, estádio das goleadas na Copa do Mundo, ele comandou a equipe. Além de balançar as redes uma vez, conseguiu participar de quase todos os lances ofensivos da Bósnia, sem medo de chamar a responsabilidade e de arriscar.

Agora, fica a torcida para que a Bósnia consiga a classificação para a Copa de 2018, na Rússia, e não sinta a pressão nas primeiras rodadas. Afinal, o país já sofreu muito no final da década de 90, chegou o momento de conseguir animar um pouco mais os cidadãos.

FOTO: UOL

Últimas do seu time