Treinador português fez grande trabalho na base do porto. Foto: Facebook/Reprodução

Treinador português fez grande trabalho na base do porto. Foto: Facebook/Reprodução

Mais um português desembarcou no futebol brasileiro: Luís Castro, ex-comandante do Al Duhail, do Catar, foi anunciado como novo treinador do Botafogo e será o responsável por comandar o clube neste início da Era Jphn Textor.

Acertado com o Botafogo há algumas semanas, Castro encerrou sua passagem pelo Al Duhail conquistando a Copa do Emir. Mas antes de fechar com o clube da estrela solitária, o português foi desejado por outros clubes brasileiros. Em janeiro, o treinador foi sondado pelo Atlético-MG para substituir Cuca. Já em fevereiro, quando o Fogão já tinha conversas com Castro, o Corinthians fez proposta e esteve perto de fechar negócio.

Luís Castro tem 60 anos e tem como principal trabalho na carreira o Porto, onde ficou praticamente uma década à frente da base, transformando o departamento de formação de jogadores do clube. O trabalho na formação de jogadores, inclusive, é o ponto forte do treinador, que é visto como um especialista nesse aspecto. Esse ponto foi decisivo para que Botafogo buscasse o português, já que um dos pontos procurados pelo clube carioca foi justamente um profissional disposto e com capacidade de trabalhar com os jovens formados em suas bases.

Não por acaso, o Botafogo aceitou esperar o português por mais de um mês - nesse período, o clube de General Severiano foi comandado por Lúcio Flávio. O português sempre foi o Plano A de John Textor para tocar o projeto esportivo botafoguense de longo prazo. 

Depois do Porto, onde chegou a trabalhar na equipe principal, o português passou por Rio Ave, Chaves, Vitória de Guimarães, todos de Portugal, e Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, antes de chegar Al Duhail.

No clube do Catar desde agosto de 2021, Luís Castro tem contrato até o fim de junho de 2022. O treinador já chegou a demonstrar interesse em trabalhar no Brasil e esteve na pauta do Atlético-MG em janeiro, quando o Galo buscava um substituto para Cuca.

Últimas do seu time