Depois de iniciar a Copa Uana, disputa nas piscinas do SESI, com duas derrotas, para Canadá e Estados Unidos, a seleção brasileira masculina de Polo Aquático reagiu de forma brilhante e além de conquistar uma das duas vagas em jogo para o Mundial da Coréia, em julho, ainda terminou campeã.
Na estréia, o time dirigido por André Avallone, perdeu para o Canadá, por 15 a 12 e na sequência foi derrotado pelos Estados Unidos, por 15 a 4. Na terceira partida da fase de classificação finalmente saiu a primeira vitória, 13 a 3 contra a Argentina.
O resultado colocou o Brasil em uma das semifinais contra o Canadá, e a vitória já representava a classificação para o Mundial de Gwangju. Numa partida praticamente perfeita o time brasileiro marcou 15 a 5 e alcançou uma vitória incontestável.
Já garantido no Mundial e bem mais solto, os brasileiros voltaram a enfrentar os americanos na final e depois de empate de 9 a 9 no tempo normal, o Brasil ficou com o título, vencendo por 3 a 1 nos pênatis. Destaque para o goleiro sérvio naturalizado brasileiro Slobodan Soro, que pegou quatro pênaltis, dois no jogo e dois na decisão por penalidades.
Com um time que mesclou jogadores mais experientes, com Gustavo Grummy, Bernardo Rocha, Rudá Franco e o goleiro Soro, e vários jovens, o treinador André Avallone passou pelo seu primeiro grande teste. Antes tinha conquistado o Sul-Americano, em outubro, em Lima.
E novamente em Lima, no Peru, a seleção brasileira vai tentar garantir uma vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020. Após o mundial da Coréia, a seleção vai direto para o Pan, onde novamente contra Canadá e Estados Unidos vai tentar o título, única posição que dá a vaga para a olimpíada.
Se isso não acontecer, a última chance será no Pré-Olímpico Mundial, que será em 2020, contando com várias seleções européias. Nós conversamos com o treinador André Avallone, que falou do título e de sua expectativa para as futuras competições. Confira!
Relembre de Diogo, saudoso goleiro do Corinthians na histórica quebra do tabu contra o Santos
22/10/2025Saudade: Há três anos morria Waldemar Pires, presidente do Timão na Democracia Corintiana
22/10/2025Em vídeo, 'Antes & Depois' de brilhantes jogadores que marcaram época defendendo a Holanda
22/10/2025Zé Carlos, dos 'Meninos da Vila' de 78, fala sobre fase do Santos e relembra rivalidade com o Timão: 'Calção preto era tabu'
22/10/2025Saudade: Há um ano morria Tonhão, raçudo zagueiro, querido pela torcida do Palmeiras
22/10/2025