Mesmo para quem não acredita em astrologia, vale pela curiosidade.
Fizemos um levantamento detalhado dos signos dos principais nomes do automobilismo, com destaque para a Fórmula 1.
Desde que foi criada, em 1950, a Fórmula 1 teve (até 2023) um total de 34 pilotos campeões mundiais (vários ganharam mais de um campeonato).
NENHUM TAURINO CAMPEÃO!
Dos 12 signos do zodíaco, apenas um deles não teve ao menos um campeão: Touro, exatamente o signo de um dos pilotos que esteve mais próximoa de vencer um título, o brasileiro Felipe Massa, nascido em 25 de abril de 1981. Ainda assim, hoje na Stock Car, Massa busca na Justiça um reparo pelo campeonato perdido em 2008...
ARIANOS FORTES:
O signo com mais campeões é Áries, com cinco representantes: Ayrton Senna, Jack Brabham, Jacques Villeneuve, Phil Hill e Mike Hawthorn.
Porém, os arianos não são aqueles que têm mais títulos. Juntos, estes cinco conquistaram nove campeonatos.
MAIS TÍTULOS: CAPRICORNIANOS
Os capricornianos lideram o número de conquistas, com 15 títulos (sete de Michael Schumacher, sete Lewis Hamilton e um de Jenson Button). Claro, é importante frisar que dois deles, Schumacher e Hamilton, "desequilibraram" esta estatística...
CANCERIANOS FORAM SUPERADOS...
Os pilotos nativos de Câncer lideraram o ranking de títulos por bastante tempo, mas a escalada de triunfos de Lewis Hamilton os deslocou para ao segundo lugar, com 12 campeonatos (cinco de Juan Manuel Fangio, quatro de Sebastian Vettel, dois de Alberto Ascari e um de Nico Rosberg).
PISCIANOS E ARIANOS TAMBÉM FORTES!
Os nascidos com o sol em Peixes também parecem ter boa afinidade com a velocidade. Contam com um time de peso: Alain Prost (quatro), Niki Lauda (três), Jim Clark (dois) e Mario Andretti (um), que totalizam dez campeonatos.
Ou seja, apenas três signos (Capricórnio, Câncer e Peixes) são detentores de 50% dos títulos na F1...
Arianos campeões foram cinco pilotos: Ayrton Senna (3), Jack Brabham (3), Jacques Villeneuve (1), Phil Hill (1) e Mike Hawthorn (1), resultando em um total de nove títulos.
LIBRA DEVE SUBIR NA TABELA...
Com o atual domínio do holandês Max Verstappen, o signo de Libra logo deve subir nesta tabela astrológica... Atualmente os três campeões librianos totalizam seis títulos: Max Verstappen (3); Mikka Hakkinen (2) e Kimi Raikkonen (1).
LEONINOS CAMPEÕES (E DE PERSONALIDADES PARECIDAS...)
Nelson Piquet está em um time astrologicamente forte, Leão, e, pelo menos na estatística, está ao lado de Fernando Alonso e do seu rival na Williams, Nigel Mansell. Aliás, curiosamente, ou coincidentemente, três pilotos de personalidades muito parecidas...
DOIS SAGITARIANOS E DOIS GEMINIANOS...
O brasileiro Emerson Fittipaldi é um dos dois únicos representantes dos sagitarianos. Além dele, o finlandês Keke Rosberg.
Rubens Barrichello, que perseguiu um título na Fórmula 1 ao longo de 19 temporadas, é geminiano, que teve apenas dois campeões: Denny Hulme e Jackie Stewart, que totalizaram quatro títulos, um de Hulme e três de Stewart.
MULHERES...
Única mulher a pontuar na F1, a saudosa italiana Lella Lombardi, era de Áries, um dos signos estatisticamente mais vitoriosos da F1.
Danica Patrick, que venceu uma corrida na Indy e fez três poles, também é ariana.
A brasileira Bia Figueiredo, atualmente na Copa Truck, é pisciana. Simona de Silvestro, com passagem pela Indy e Fórmula E, é virginiana.
DO ATUAL GRID DA F1...
Alguns pilotos do atual grida da Fórmula 1, a tomar por seus signos solares, parecem ter motivos para esperanças...
Casos, principalmente, de Charles Leclerc (libriano como Verstappen) e dos arianos Oscar Piastri e Alexander Albon. Lembrando que Áries já contou com cinco campeões mundiais, entre eles, Ayrton Senna.
O britânico Lando Norris, que já subiu muito ao pódio mas ainda não venceu na F1, é escorpiano, um dos "lanternas" entre os campeões da categoria, com apenas dois títulos (Giuseppe Farina e Alan Jones, um cada).
PILOTO DISPENSADO, MAS COBIÇADO
O espanhol Carlos Sainz Jr., que não teve seu contrato renovado com a Ferrari para a próxima temporada (Hamilton ocupará o seu lugar), está mostrando bom desempenho e passou a ser um dos nomes mais cobiçados da categoria.
Porém, Sainz nasceu sob a égide de Virgem, signo que teve apenas dois campeões: James Hunt e Damon Hill, ambos com um título. E, curiosamente, tanto Hunt quanto Hill, conquistaram seus títulos superando favoritos. Hunt, em 1976, depois de Niki Lauda sofrer o terrível acidente em Nurburgring, e Hill, que dificilmente seria campeão pela Williams em 1996 se Ayrton Senna não tivesse sido vítima fatal do acidente em Imola em 1994. É verdade que Hill enfrentou dois pilotos fortes no ano de seu título, mas em condições não tão favoráveis para eles. O canadense Jacques Villeneuve, seu companheiro de equipe, estava em seu ano de estreia na F1, após competir pela Indy, e Michael Schumacher havia acabado de chegar à Ferrari, ainda em busca de estruturação.
PROJEÇÃO PARA SAINZ...
Pensando desta forma, fazendo um exercício de "futurologia", uma chance para Sainz conquistar um título, no exemplo dos outros virginianos campeões (Hunt e Hill), seria, por exemplo, se ele fosse para a Red Bull e Verstappen fosse para a Mercedes...
Vale lembrar que outro virginiano, o inglês Stirling Moss, por exemplo, nunca venceu um campeonato na principal categoria do automobilismo. Ele é o maior vice de todos os tempos, quatro vezes...
OLIVER BEARMAN DEU AZAR NO SIGNO...
Já mencionamos o fato de Touro ser o único signo zodiacal que não teve nenhum piloto campeão. E o britânico Oliver Bearman, que substituiu Sainz às pressas no GP da Árabia Saudita (e de forma muito convincente, terminando em sétimo lugar), é justamente taurino... Hoje ele está na Fórmula 2, cobiçando uma vaga no grid para a temporada de 2025.
E RUSSELL?
Bastante valorizado pela Mercedes, o britânico George Russell não está no "time" dos signos mais fortes. Ele é de Aquário, signo que contabiliza apenas quatro títulos...
INFERNO ASTRAL?
A Alpine hoje está na rabeira do grid da Fórmula 1, e avaliando seus dois pilotos (ambos franceses) no tocante à astrologia, parece que Pierre Gasly tem melhores chances, pois é aquariano (quatro títulos), enquanto Estaban Ocon é virginiano (dois títulos).
VIDAS ABREVIADAS
Apontado como um potencial campeão, cuja vida foi abreviada por um acidente aéreo em 1977, o brasileiro José Carlos Pace era libriano, o mesmo do tricampeão Max Verstappen, do bicampeão Mika Hakkinen e do campeão Kimi Raikkonen.
O mítico Gilles Villeneuve, um dos maiores ídolos da Ferrari, apontado como potencial campeão, não fosse o acidente fatal em Zolder (Bélgica) em 1982, pertencia ao grupo dos vencedores capricornianos, como Schumacher, Hamilton e Button.
Piloto de qualidades reconhecidas, que foi vinculado à Ferrari, o falecido Jules Bianchi era leonino.
BRASILEIROS DE FUTURO
Os três brasileiros com mais chances de chegar à Fórmula 1 estão "bem servidos" em termos zodiacais... Em termos de títulos conquistados, melhor para Enzo Fittipaldi, de Câncer, signo que detém 12 títulos. Em seguida, Gabriel Bortoleto, de Libra (signo com seis títulos) e Felipe Drugovich, que é de Gêmeos, signo com quatro títulos.
SIGNOS DOS CAMPEÕES DA F1 COM SEUS RESPECTIVOS NÚMEROS DE TÍTULOS:
Áries: Ayrton Senna (3), Jack Brabham (3), Jacques Villeneuve (1), Phil Hill (1) e Mike Hawthorn (1), total de nove títulos.
Touro: nenhum taurino foi campeão mundial de Fórmula 1.
Gêmeos: Denny Hulme (1) e Jackie Stewart (3), total de quatro títulos.
Câncer: Juan Manuel Fangio (5), Sebastian Vettel (4), Alberto Ascari (2), Nico Rosberg (1) total de 12 títulos.
Leão: Nelson Piquet (3), Fernando Alonso (2) e Nigel Mansell (1), total de seis títulos.
Virgem: James Hunt (1) e Damon Hill (1), total de dois títulos.
Libra: Max Verstappen (3); Mikka Hakkinen (2) e Kimi Raikkonen (1), total de seis títulos.
Escorpião: Giuseppe Farina (1) e Alan Jones (1), total de dois títulos.
Sagitário: Emerson Fittipaldi (2) e Keke Rosberg (1), total de três títulos.
Capricórnio: Michael Schumacher (7), Lewis Hamilton (7) e Jenson Button (1), total de 15 títulos.
Aquário: Graham Hill (2), John Surtees (1) e Jody Scheckter (1), total de quatro títulos.
Peixes: Alain Prost (4), Niki Lauda (3), Jim Clark (2) e Mario Andretti (1), total de dez títulos.
EM PORCENTAGEM...
Em 74 campeonatos disputados (1950 a 2023), dos 12 signos zodicais, três deles (Capricórnio, Câncer e Peixes) contabilizam 50% dos campeonatos.
OUTROS PILOTOS:
NOMES HISTÓRICOS DO AUTOMOBILISMO BRASILEIRO. E "DA-LHE" CANCERIANOS E CAPRICORNIANOS...
Uma incrível coincidência (será?) de nomes que fizeram um sucesso enorme no automobilismo brasileiro. Chico Landi, que também assombrou acelerando fora do Brasil, era canceriano, assim como Chiquinho Lameirão. E três capricornianos que encantaram em pistas brasileiras: Bird Clemente, Luiz Pereira Bueno e Mario Cesar de Camargo Filho, o Marinho. Câncer e Capricórnio, realmente são dois signos cujas estatísticas são impressionantes em matéria de esporte a motor...
STOCK CAR
Na principal categoria do automobilsimo brasileiro, temos o seguinte quadro: Ingo Hoffmann (Peixes); Cacá Bueno (Leão); Paulo Gomes (Áries), Chico Serra (Aquário), Ricardo Maurício (Capricórnio) e Giuliano Losacco (Peixes).
Gabriel Casagrande, atual campeão e também vencedor na temporada de 2021, é pisciano.
MOTO: AQUARIANOS FORTES
Na MotoGP, o italiano Valentino Ross (com sete títulos na MotoGP) é de Aquário, mesmo signo do espanhol Marc Márquez (hexacampeão da MotoGP). Jorge Lorenzo (bicampeão da MotoGP) é taurino, e parece que escapou da "maldição" dos nascidos neste signo que tem menos sorte, pelo menos nas quatro rodas...
BRASILEIROS DA MOTO
Dois grandes pilotos brasileiros que venceram no Mundial de Motovelocidade, Adu Celso (já falecido) era leonino e Alex Barros, que voltou a competir no Brasil neste ano, é libriano.
Fórmula E
Nelsinho Piquet, hoje na Stock Car, campeão da primeira temporada da categoria dos carros elétricos, é de um signo forte na F1, Leão, o mesmo de seu pai, Nelson Piquet.
Os outro brasileiro que competem na F-E, Lucas Di Grassi, que conquistou um título na categoria, é leonino, enquanto Sérgio Sette Câmara é de Gêmeos.
TOURO, AZAR TAMBÉM NA FÓRMULA INDY?
Helio Castroneves, três vezes campeão das 500 Milhas de Indianápolis, mas que não conquistou títulos na categoria, e que deixa a categoria agora (vai competir nos protótipos do SportsCar em 2018), é de Touro, o único signo que não tem campeões na F1.
Luigi Fagioli - Gêmeos
Cameron Earl - data de nascimento desconhecida
Chet Miller - Touro
Carl Scarborough - Câncer
Charles de Tornaco - Gêmeos
Felice Bonetto - Gêmeos
Onofre Marimón - Capricórnio
Mario Alborghetti - data de nascimento desconhecida
Manny Ayulo - Libra
Alberto Ascari - Câncer
Bill Vukovich - Sagitário
Eugenio Castellotti - Libra
Keith Andrews - Gêmeos
Pat O´Connor - Libra
Luigi Musso - Leão
Peter Collins - Escorpião
Stuart Lewis-Evans - Áries
Jerry Unser - Escorpião
Bob Cortner - data de nascimento desconhecida
Ivor Bueb - Gêmeos
Jean Behra - Aquário
Harry Schell - Câncer
Chris Bristow - Sagitário
Alan Stacey - Virgem
Shane Summers - Câncer
Giulio Cabianca - Aquário
Wolfgang von Trips - Touro
Ricardo Rodriguez - Aquário
Carel Godin de Beaufort - Áries
John Taylor - Áries
Lorenzo Bandini - Sagitário
Bob Anderson - Touro
Jim Clark - Peixes
Jo Schlesser - Touro
Gerhard Mitter - Virgem
Bruce McLaren - Virgem
Piers Courage - Gêmeos
Jochen Rindt - Áries
Jo Siffert - Câncer
Roger Williamson - Aquário
François Cevert - Peixes
Peter Revson - Peixes
Helmuth Koinigg - Escorpião
Mark Donohue - Peixes
Tom Pryce - Gêmeos
Brian McGuire - Sagitário
Ronnie Peterson - Aquário
Patrick Depailler - Leão
Gilles Villeneuve - Capricórnio
Riccardo Paletti - Gêmeos
Elio de Angelis - Áries
Roland Ratzenberger - Câncer
Ayrton Senna - Áries
Jules Bianchi - Leão
MORTES POR SIGNOS
Gêmeos (oito); Áries e Câncer (seis); Aquário (cinco), Touro Sagitário e Peixes (quatro); Leão, Virgem, Libra e Escorpião (três) e Capricórnio (dois).
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE
Afinal, a Ponte Preta de 1977 tinha um time melhor que o do Corinthians?
13/10/2024Achados & Perdidos: Saiba como foi a maior goleada da história da Vila Belmiro, entre Santos e Ponte Preta
12/10/2024Vila Belmiro, 108 anos! Fotos históricas do estádio do Santos Futebol Clube
12/10/2024Neste Dia das Crianças, veja o Miltão quando ainda era Miltinho em Muzambinho
12/10/2024O 'Antes & Depois' de diversos pilotos
12/10/2024