Hoje comentarista de futebol, Paulo Cézar Lima, também conhecido como Paulo Cézar Caju, que completa 72 anos nesta quarta-feira (16), foi muito cobiçado pelo Corinthians em 1971 mas só desembarcou no Parque São Jorge dez anos depois, para disputar apenas quatro jogos com a camisa alvinegra, três no Campeonato Paulista e um amistoso.
Se hoje as "vaquinhas" são comuns na Internet, com doações online, em 1971 a campanha para arrecadar dinheiro para a contratação do meia carioca foi "raiz" mesmo, com barris espalhados pela cidade...
O intento não foi conseguido, e Paulo Cézar, então no Botafogo (RJ), percorreu um longo caminho até chegar ao Corinthians, passando por Flamengo, Olympique de Marseille (França), fluminense, Botafogo (RJ) novamente, Grêmio e Vasco da Gama.
Sua esttreia pelo Alvinegro aconteceu em 25 de outubro de 1981, derrota por 2 a 0 para o São Paulo no Morumbi, gols de Serginho e Éverton, em tarde de grande jornada do saudoso Mário Sérgio (1950-2016).
O jogo seguinte foi em Jaú, diante do XV, empate em 1 a 1. Depois, novo empate, mais uma vez 1 a 1, agora contra o Guarani, no Pacaembu. Por fim, disputou um amistoso na Guatemala frente ao Comunicales, vitória corintiana por 1 a 0, gol de Mário Motta.
Assim, em apenas quatro jogos disputados pelo Corinthians, Paulo Cézar Caju não marcou nenhum gol e seu contrato foi rescindido e no mesmo ano jogou pelo California Surf (EUA). Em 1982 retornou à Europa, para ficar até 1983 no modesto AS Aix e ainda em 1983 voltou a jogar pelo Grêmio, onde conquistou o Mundial de Clubes e encerrou sua carreira.
Pela Seleção Brasileira, esteve presente na conquista da Copa de 1970, no México, tendo participado dos jogos contra a Inglaterra e a Romênia. Também disputou o Mundial seguinte, na Alemanha, quando o Brasil terminou em quarto lugar.
ABAIXO, SÃO PAULO 2 X 0 CORINTHIANS EM 25 DE OUTUBRO DE 1981, PELO CAMPEONATO PAULISTA, ESTREIA DE PAULO CÉZAR CAJU PELO CORINTHIANS. NARRAÇÃO DE LUIZ NORIEGA E COMENTÁRIOS DE CARLOS EDUARDO LEITE (O DUDU) PELA TV CULTURA (SP)
CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE PAULO CÉZAR CAJU NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?"
Olhos no retrovisor: Vitória de Cacá Bueno em Mônaco pelo Jaguar I-Pace há seis anos
11/05/2025Saudade: Artilheiro da Copa de 50, Ademir de Menezes nos deixava há 29 anos
11/05/2025Achados & Perdidos: Em dia de 'Choque-Rei', veja o gol legal de Leivinha anulado por Armando Marques
11/05/2025Palmeiras enfrenta o São Paulo após garantir vaga à próxima fase da Libertadores; os times
11/05/2025Dia das Mães! Veja diversos ídolos do esporte com suas queridas mamães
11/05/2025