Então na McLaren, piloto subiu ao alto do pódio em Montreal. Foto: Reprodução

Então na McLaren, piloto subiu ao alto do pódio em Montreal. Foto: Reprodução

O britânico Lewis Hamilton, heptacampeão mundial de Fórmula 1, completa 40 anos nesta terça-feira (7).

O piloto, que na temporada de 2025 competirá pela Ferrari, formando dupla com o monegasco Charles Leclerc, desde os tempos de kart contou com o apoio da McLaren, sua primeira equipe na categoria máxima do automobilismo,  através de Ron Dennis, então o chefe do time de Woking.

Ele chegou em grande estilo à F1, pela McLaren, em 2007, rivalizando com o já bicampeão Fernando Alonso, travando disputas memoráveis com o piloto espanhol.

A disputa interna na McLaren, porém, beneficiou um terceiro piloto, o finlandês Kimi Raikkonen (Ferrari), que acabou com o título da temporada daquele ano.

Hamilton terminou o ano como vice-campeão, apenas um ponto atrás de Raikkonen e com os mesmos 109 pontos de Fernando Alonso, o terceiro colocado, sendo que Lewis e Fernando terminaram o ano com quatro vitórias cada.

PRIMEIRA VITÓRIA DE HAMILTON NA F1

A primeira vitóira de Lewis Hamilton na F1 coincidiu com o fim de semana de sua primeira pole na categoria, em Montreal, no GP do Canadá, sexta etapa do campeonato de 2007.

Hamilton conquistou o lugar de honra do grid com a marca de 1min15s707, 0s456 melhor que Alonso, que partiu ao seu lado na primeira fila.

Na largada, Hamilton manteve-se na ponta, dificultando a tentativa de Alonso em superá-lo, o que levou o espanhol a atravessar a chicane e perder posições. Nick Heidfeld (BMW -Sauber) assumiu o segundo lugar, posição que manteve até o final. Alexander Wurs (Williams-Toyota) completou o pódio, em terceiro. Fernando Alonso recebeu a bandeira quadriculada em sétimo lugar.

Os dois brasileiros na prova não pontuaram. Rubens Barrichello (Honda) terminou em 12º e Felipe Massa (Ferrari) foi desclassificado por ter deixado os boxes com luz vermelha.

Após o GP do Canadá, Hamilton era o líder com 48 pontos. Alons, segundo colocado, somava 40. Massa era o terceiro com 33 e Raikkonen estava em quarto, com 27.

ACIDENTE COM KUBICA

O GP do Canadá de 2007 foi marcado por um grave acidente, sofrido pelo polonês Robert Kubica (BMW-Sauber). Ele tocou na Toyota do italiano Jarno Trulli, bateu no muro, capotou e foi encaminhado ao centro médico. Na ocasião, não sofreu nada de mais grave, apesar da violência do impacto.

PRIMEIRO TÍTULO NA F1

Hamilton venceu seu primeiro campeonato na F1 em 2008, segundo ano em que estava na categoria máxima do automboilismo mundial, ainda pela McLaren. Voltou a ser campeão em outras seis temporadas, todas pela Mercedes: 2014, 2015, 2017, 2018, 2019 e 2020.

Hamilton contabiliza 105 vitórias e 104 poles na Fórmula 1, recordes absolutos.

    

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE

Últimas do seu time