Então na McLaren, piloto subiu ao alto do pódio em Montreal. Foto: Reprodução

Então na McLaren, piloto subiu ao alto do pódio em Montreal. Foto: Reprodução

Lewis Hamilton, heptacampeão mundial de Fórmula 1, completa 36 anos nesta terça-feira (7).

Hoje com 95 vitórias na F1 e 98 poles, Hamilton contou com apoio da McLaren desde os tempos em que começou no kart, através de Ron Dennis, então o chefe do time de Woking. O piloto britânico chegou em grande estilo à F1 pela mesma McLaren, em 2007, rivalizando com o já bicampeão Fernando Alonso, travando disputas memoráveis com o piloto espanhol.

O embate interno na McLaren, porém, beneficiou um terceiro piloto, o finlandês Kimi Raikkonen (Ferrari), que acabou com o título da temporada de 2007.

Hamilton terminou o ano como vice-campeão, apenas um ponto atrás de Raikkonen e com os mesmos 109 pontos de Fernando Alonso, o terceiro colocado, sendo que Lewis e Fernando terminaram o ano com quatro vitórias cada.

PRIMEIRA VITÓRIA DE HAMILTON NA F1

A primeira vitóira de Lewis Hamilton na F1 coincidiu com o fim de semana de sua primeira pole na categoria, em Montreal, no GP do Canadá, sexta etapa do campeonato, disputada em 10 de julho de 2007. Era o seu sexto GP na categoria, depois de cinco pódios (um terceiro lugar e quatro segundos lugares).

Hamilton conquistou o lugar de honra do grid com a marca de 1min15s707, 0s456 melhor que Alonso, que partiu ao seu lado na primeira fila.

Na largada, Hamilton manteve-se na ponta, dificultando a tentativa de Alonso em superá-lo, o que levou o espanhol a atravessar a chicane e perder posições. Nick Heidfeld (BMW -Sauber) assumiu o segundo lugar, posição que manteve até o final. Alexander Wurs (Williams-Toyota) completou o pódio, em terceiro. Fernando Alonso recebeu a bandeira quadriculada em sétimo lugar.

Os dois brasileiros na prova não pontuaram. Rubens Barrichello (Honda) terminou em 12º e Felipe Massa (Ferrari) foi desclassificado por ter deixado os boxes com luz vermelha.

Após o GP do Canadá, Hamilton era o líder com 48 pontos. Alons, segundo colocado, somava 40. Massa era o terceiro com 33 e Raikkonen estava em quarto, com 27.

Hamilton cruza a linha de chegada ao término da 70ª volta do GP do Canadá, em Montreal, conquistando sua primeira vitória na F1. Foto: Divulgação

ACIDENTE COM KUBICA

O GP do Canadá de 2007 foi marcado por um grave acidente, sofrido pelo polonês Robert Kubica (BMW-Sauber) na 26ª volta. Ele tocou na Toyota do italiano Jarno Trulli, bateu no muro e capotou. Removido do carro, foi encaminhado ao centro médico. Na ocasião, não sofreu nada de mais grave, apesar da violência do impacto.

Momento de tensão durante o GP do Canadá d 2007, com o forte acidente do polonês Robert Kubica (BMW-Sauber). Foto: Reprodução

PRIMEIRO TÍTULO NA F1

Hamilton venceu seu primeiro campeonato na F1 em 2008, segundo ano em que estava na categoria máxima do automboilismo mundial, ainda pela McLaren. Voltou a ser campeão em outras seis temporadas, todas pela Mercedes: 2014, 2015, 2017, 2018, 2019 e 2020.

Lewis Hamilton está negociando com a Mercedes a renovação de contrato com a Mercedes para a temporada de 2021. Caso seja confirmado novo vínculo com o time alemão, ele terá mais uma vez Valtteri Bottas como companheiro de equipe.

CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE LEWIS HAMILTON NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?"

    

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE

Últimas do seu time