`Il Bambino d´Oro´fazia um Mundial discreto até o jogo que eliminou o Brasil. Hoje é dono de um hotel na Toscana

`Il Bambino d´Oro´fazia um Mundial discreto até o jogo que eliminou o Brasil. Hoje é dono de um hotel na Toscana

Paolo Rossi, "Il Bambino d´Oro", autor dos três gols italianos que eliminaram o Brasil na Copa da Espanha em 1982, completa 63 anos nesta segunda-feira (23).

Rossi, que fazia uma Copa discreta (ou apagadíssima, como queiram) até o dia 5 de julho de 1982, dia da vitória da Itália por 3 a 2 diante do Brasil no extinto estádio Sarriá (Sócrates e Falcão marcaram os gols do time canarinho), nasceu no norte italiano, na pequena cidade de Prato, e hoje é proprietário de um hotel na Toscana, o Poggio Cennina.

O centroavante "decolou" após os gols da vitória sobre o Brasil. Marcou os dois gols na vitória por 2 a 0 contra a Polônia na semifinal e um na finalíssima diante da Alemanha, partida que terminou em 3 a 1, consagrando a "Azzurra" como tricampeã mundial.

Na época da Copa da Espanha, Paolo Rossi atuava pela Juventus, mesmo clube em que havia iniciado sua carreira, em 1973. Ainda passou pelo Como, Lanerossi Vicenza e Peruggia. Voltou à "Juve" (1981 a 1985) e também jogou pelo Milan e Hellas Verona, clube pelo qual encerrou sua carreira, em 1987, após uma lesão no joelho, com apenas 31 anos.

Em ação no jogo mais marcante de sua carreira, contra o Brasil, na Copa de 82. Júnior na perseguição ao atacante italiano. Foto: Divulgação

Embalada após a vitória diante do Brasil, a Itália passou pela Polônia (2 a 0) e com esta formação iniciou a partirda en que derrotou a Alemanha na final, por 3 a 1. Em pé, da esquerda para a direita: Dino Zoff, Francesco Graziani, Giuseppe Bergomi, Caetano Scirea, Fulvio Collovati e Claudio Gentille. Agachados, da esquerda para a direita: Bruno Conti, Paolo Rossi, Gabriele Orioli, Antonio Cabrini e Marco Tardelli. Foto: Divulgação

 

 Paolo Rossi foi ídolo na Juventus de Turim, clube onde iniciou sua carreira em 1973 e voltou para atuar entre 1981 e 1985. Foto: Divulgação

 

ABAIXO, OS MELHORES MOMENTOS DE ITÁLIA 3 X 2 BRASIL, EM 5 DE JULHO DE 1982. NARRAÇÃO DE LUCIANO DO VALLE

FICHA TÉCNICA DA PARTIDA

Itáia 3 x 2 Brasil (05/07/1982)

Estádio: Sarrià (Barcelona)

Público: 44 mil espectadores

Gols: Paolo Rossi (5´); Sócrates (12´); Paolo Rossi (25´); Falcão (68´) e Paolo Rossi (74´).

Itália: Zoff; Oriali, Scirea, Colovatti (Bergomi) e Cabrini; Gentile; Bruno Conti, Tardelli (Marini)), Antognoni e Graziani; Paolo Rossi. Técnico: Enzo Bearzot.

Brasil: Waldir Peres; Leandro, Oscar, Luisinho e Júnior; Toninho Cerezo, Falcão, Sócrates e Zico; Serginho (Paulo Isidoro) e Éder. Técnico: Telê Santana.

CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE PAOLO ROSSI NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?"

Você também vai gostar

Últimas do seu time

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Fla
    61
  • 2 Pal
    53
  • 3 San
    48
  • 4 Cor
    44
  • 5 São
    43
  • Veja tabela completa