O Palmeiras iniciou a pré-temporada de 2023 ainda sem nenhuma contratação, em compensação promoveu um grande número de jogadores da equipe sub-20 para o time profissional. No total, o Verdão abrirá a temporada com um terço de seus jogadores formados em casa.
Assim, o clube alviverde alcança em partes o objetivo traçado pelo ex-executivo de futebol Alexandre Mattos, hoje no Athletico-PR. Contratado em 2015 para reformular o departamento de futebol do Verdão, Mattos tinha um plano de longo prazo: fazer com que no futuro a base formasse grande parte do elenco profissional, fazendo com que o clube fosse ao mercado apenas para contratações pontuais.
Em seus primeiros anos a frente do Palmeiras, Mattos ficou marcado pelo alto número de contratações, grande parte das vezes de jogadores de muito peso. Ao mesmo tempo, no entanto, o clube investiu nas categorias de base pensando no futuro.
Numa entrevista coletiva em 2019, quando ainda estava no comando do futebol palmeirense, o executivo explicou o plano. Naquele momento, o clube era criticado por utilizar poucos jogadores formados na base.
"É um processo. Em 2015, quando começamos, priorizamos o sub-15 e sub-17, a captação. Pegamos o sub-20 pronto, por que não tinha espaço e tempo para fazer algo. No Brasil é difícil um diretor ficar cinco anos no clube. Às vezes precisa em dois anos resolver muita coisa ou deixar um legado. A gente pensa no futuro, independente da permanência aqui. Naquele momento buscamos sub-20 e 23, Mina e Roger Guedes. Hoje o sub-20 começa a ter situações, pontualmente a gente precisou fazer algumas vendas para realizar a manutenção da equipe manutenção de equipe. Foram os casos do Luan e do Fernando”, afirmou o diretor na época.
O grande case de sucesso da base palmeirense hoje é o atacante Endrick, que chegou ao clube depois de ser dispensado pelo São Paulo. O centroavante está vendido ao Real Madrid e pode render cerca de R$ 400 milhões aos cofres alviverdes. No elenco profissional, estão presentes ainda o goleiro Vinicius Silvestre e os volantes Danilo e Gabriel Menino já estavam no profissional, o zagueiro Naves, o lateral-direito Garcia, o lateral-esquerdo Vanderlan, o volante Fabinho, o meia Jhon Jhon e o atacante e Giovani.
Saudade: Há três anos morria Pacoti, ex-centroavante do Vasco
18/11/2024Achados & Perdidos: Relembre do ex-volante Zequinha, que completaria 90 anos hoje
18/11/2024Saudade: Há cinco anos morria o piloto Tuka Rocha, após acidente aéreo
17/11/2024Achados & Perdidos: O único jogo em que Mané Garrincha atuou pelo Vasco da Gama
17/11/2024Saudade: Há 18 anos morria Puskás, brilhante centroavante húngaro
17/11/2024