Então na Alfa Romeo, ele participava de teste privado em Hockenheim. Foto: Divulgação

Então na Alfa Romeo, ele participava de teste privado em Hockenheim. Foto: Divulgação

Há exatos 44 anos, em um teste particular por sua equipe, a Alfa Romeo, morria o piloto francês Patrick Depailler, detentor de duas vitórias na Fórmula 1, uma pela Tyrrell em 1978 (em Mônaco) e a outra pela Ligier em 1979 (em Jarama, na Espanha). Ele estava com 35 anos.

Na Tyrrell, Depailler foi um dos pilotos que contribuiu no desenvolvimento do icônico modelo P34, o único carro de seis rodas a participar oficialmente de GPs de F1, em parte da temporada de 1976 e em toda a temporada de 1977, conquistando como melhores resultados dois terceiros lugares, em Mônaco (1976) e no Japão, em Fuji (1977).

Depailler, já havia sofrido um acidente muito sério em 1979, quando caiu  com sua asa delta em sua cidade natal, Clermond-Ferrand, e fraturou as duas pernas, o que o deixou de fora das demais corridas daquele ano pela Ligier, após sete GPs. Ele formava dupla com o também francês Jacques Laffite, e acabou sendo substituído por outro francês, Didier Pironi (1952-1987).

O ACIDENTE

Em 1º de agosto de 1980, então piloto da Alfa Romeo, Depailler testava o carro no circuito alemão de Hockenheim, em uma sessão privada. O carro sofria com falta de confiabilidade, sobretudo no motor de 12 cilindros. Ele havia disputado oito GPs naquela temporada sem concluir nenhum deles.

Por conta de uma quebra, provavelmente na suspensão, Depailler perdeu o controle de sua Alfa Romeo 179, bateu frontalmente contra um muro de proteção e capotou sobre um guard-rail, na curva Ostkurwe.
 
Inconsciente, ele foi transportado de helicóptero para o Hospital Universitário de Heidelberg, morrendo alguns minutos depois, com graves ferimentos na cabeça e as duas pernas decepadas.
 
Era casado com Michelle Depailler, com quem teve um filho: Loic Depailler.
 
 

Patrick e sua esposa Michelle Depailler. Foto: Divulgação


Em 1977, Patrick Depailler conversa com Ken Tyrrell, seu chefe de equipe. Foto: Divulgação


Em 1977, companheiros de equipe na Tyrrell, o francês Patrick Depailler conversa com o sueco Ronnie Peterson. Foto: Divulgação


Os franceses Patrick Depailler e Didier Pironi em 1978, quando eram companheiros na Tyrrell. Foto: Divulgação


Em 1974, controlando com destreza sua Tyrrell 007 no desafiador circuito belga de Nivelles. Foto: Divulgação


No GP de Mônaco de 1980, com a Alfa Romeo 179. Depailler foi bem na tomada de tempos e largou na sétima colocação, mas abandonou na volta 50, traído por um problema de motor. Foto: Divulgação


Em 1978, com seu único filho, Loic Depailler. Foto: Divulgação


Depailler em 1977, um dos seis anos em que defendeu a equipe inglesa Tyrrell. Foto: Divulgação


Patrick Depailler e a linda Ligier JS11 no GP do Brasil de 1979, em Interlagos. A vitória foi de seu companheiro de equipe, o também francês Jacques Laffite, fazendo a dobradinha da escuderia azul capitaneada por Guy Ligier. Foto: Divulgação


Aquilo que restou da Alfa Romeo de Patrick Depailler após seu acidente fatal, em 1º de agosto de 1980 no circuito de Hockenheim, na Alemanha. Foto: Divulgação


O francês Patrick Depailler era dentista e apaixonado por música. Sobre o cockpit de sua Tyrrell, em 1978, o francês toca violino sob olhares de fãs e fotógrafos. Com este carro, da Tyrrell, Depailler venceu o GP de Mônaco daquele ano. Foto: Divulgação


Em 1979, com o carro 25 da Ligier durante o GP da Espanha, em Jarama. Depailler venceu e seu companheiro Jacques Laffite, logo atrás, abandonou, com problema de motor. Foto: Divulgação


Uma verdadeira legião francesa estava presente no grid da F1 em 1979. Atrás, Jacques Laffite (Ligier), Jean-Pierre Jarier (Tyrrell) e René Arnoux (Renault). À frente: Jean-Pierre Jabouille (Renault), Patrick Tambay (McLaren), Patrick Depailler (Ligier) e Didier Pironi (Tyrrell). Foto: Divulgação


Asa delta, outra grande paixão de Patrick Depailler. Aqui, em 1979 (inclusive com a camisa da Ligier, sua equipe à época) preparando-se para voar, na França. Foto: Divulgação


Após fraturar as duas pernas em um acidente de asa delta, Depailler retornou pela Alfa Romeo na F1 em 1980. Foto: Divulgação


Loic Depailler, filho de Patrick Depailler, ao lado de Guy Ligier, ex-chefe de seu pai na equipe Ligier. Foto: Divulgação


Em 1977, com a Tyrrell de seis rodas. Foto: Divulgação


A Alfa Romeo 179 de 12 cilindros sob o comando de Patrick Depailler. Após o acidente de asa delta sofrido na temporada anterior, o francês não teve vida fácil também nas pistas, tentando melhorar o carro italiano. Foto: Divulgação


Em 13 de julho de 1980, com a Alfa 179 no circuito inglês de Brands Hatch. Esta foi a última prova disputada por Patrick Depailler. Ele faleceu menos de um mês depois, em 09 de agosto, durante um teste particular da equipe em Hockenheim, na Alemanha. Foto: Divulgação


Em 1977, no GP da Holanda, em Zandvoort, com a Tyrrell P34. Foto: Divulgação


Duas câmeras, acopladas em uma estrutura enorme na Tyrrell de Patrick Depailler em 1978, nas ruas de Mônaco. Foto: Divulgação


Detalhe da posição de pilotagem de Depailler, que conversa com um engenheiro, na Tyrrel de seis rodas, em 1977, em treno para o GP da Alemanha de 1977, em Hockenheim. Foto: Divulgação


Em 1976, com a Tyrrell P34. Foto: Divulgação


Ajustando a luva, Depailler em 1976, pela Tyrrell. Foto: Divulgação


Em 1975, com um March 752 da Fórmula 2, no circuito francês de Magny-Cours. Foto: Divulgação


Com a lendária Tyrrel P34 de seis rodas, no GP da Espanha de 1976, em Jarama. Foto: Divulgação


Chuva intensa no GP da Alemanha de 1974, em Nurburgring. Depailler, com a Tyrrel 007 largou em quinto lugar mas não terminou, após bater na quinta volta. Foto: Divulgação


 


No cockpit de sua Alfa Romeo em 1980. Foto: Divulgação


Em 1977, com a Tyrrell P34, único carro de F1 que competiu oficialmente com 6 rodas. Foto: Divulgação


Uma das fotos mais lindas da história da Fórmula 1, com um céu azul deslumbrante. Em 1976, em um mesmo plano, durante o GP do Canadá, em Mosport, Ronnie Peterson puxa o pelotão com a March, seguido por James Hunt (McLaren), Patrick Depailler (Tyrrell) e Mario Andretti (Lotus). Foto: Foto: Allan De La Plante


A Caloi promoveu sua bicicleta mais cobiçada na época, a Caloi 10 com uma propaganda envolvendo sete pilotos que participaram do GP Brasil daquele ano. Da esquerda para a direita: Jody Scheckter (Wolf), Patrick Depailler (Tyrrell), James Hunt (McLaren), Niki Lauda (Ferrari), Ingo Hoffmann (Copersucar-Fittipaldi), Emerson Fittipaldi (Copersucar-Fittipaldi) e Larry Perkins (BRM). Foto: Facebook/Copersucar-Fittipaldi


      

  

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