Campeão de 1992 leva uma vida tranquila na Inglaterra. Foto: arquivo pessoal de Nigel Mansell

Campeão de 1992 leva uma vida tranquila na Inglaterra. Foto: arquivo pessoal de Nigel Mansell

O inglês Nigel Mansell, campeão mundial de Fórmula 1 em 1992, completa 67 anos neste sábado (8).

Impetuoso, ou "uma besta veloz", segundo o rival Nelson Piquet, com quem travou uma disputa ferrenha em 1986 e 1987 na Williams, Mansell venceu seu primeiro GP na F1 em 1985, correndo "em casa", no circuito de Brands Hatch, que sediou o GP da Europa.

Na ocasião, com a Williams FW15, empurrada pelo motor Honda turbo de 6 cilindros, Mansell largou em terceiro lugar (a pole foi de Ayrton Senna com a Lotus-Renault) e cruzou a linha de chegada com pouco mais de 21 segundos de vantagem para Senna, o segundo colocado. Keke Rosberg, com Williams-Honda, completou o pódio, em terceiro.

Primeira vitória na F1, com a Williams-Honda no GP da Europa de 1985, em Brands Hatch. Foto: Divulgação

A prova também marcou o primeiro título de Alain Prost (McLaren-Porsche) que terminou em quarto lugar e chegou aos 72 pontos, ainda restando duas provas para o final da temporada (África do Sul e Austrália).

Na F1, Nigel Mansell disputou 187 GPs, com 31 vitórias e 32 poles. Também foi campeão em seu primeiro ano na Fórmula Indy, em 1993, vencendo logo na corrida de estreia, em Surfers Paradise, na Austrália. No ano seguinte terminou o campeonato em oitavo.

Nas duas temporadas em que esteve competindo na categoria, o inglês competiu pela Newman-Haas. Venceu cinco corridas na Indy, todas em 1993.

Pela Indy em 1994 no GP de Surfers Paradise, na Austrália, a bordo do Lola-Ford da Newman-Haas. Foto: Divulgação

 

O ENFRENTAMENTO COM PIQUET NA WILLIAMS

Em 1986, a luta titânica entre a dupla da Williams, Nigel Mansell e Nelson Piquet, acabou beneficiando um outro piloto, Alain Prost (McLaren), que acabou conquistando seu bicampeonato. Naquela temporada, Mansell foi o vice e Piquet o terceiro. O inglês venceu cinco GPs e o brasileiro quatro.

Em 1987, novamente juntos na Williams, em um clima ainda mais nitroglicerínico, Piquet levou a melhor e ficou com o título, seu terceiro na F1. Mansell foi o vice, apesar de ter vencido mais corridas, seis contra três do brasileiro.

Apresentação da Williams para a temporada de 1987, com Mansell e Piquet. O brasileiro, mesmo vencendo menos GPs naquele ano, acabou sendo o campeão. Foto: Divulgação

REVIVENDO A RIVALIDADE COM PIQUET

A Ford, em 2013, fez uma ação de marketing do Fusion e convidou Nigel Mansell e Nelson Piquet para um enfrentamento no circuito gaúcho do Velopark, em Nova Santa Rita. que foi veiculado no You Tube. 

ABAIXO, O VÍDEO COM O EPISÓDIO FINAL DA DISPUTA PROMOVIDA PELA FORD NO VELOPARK-RS EM 2013


     

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA 

 

Últimas do seu time