Piloto francês saiu de sua Haas com queimaduras nas mãos e pés. Foto: Divulgação

Piloto francês saiu de sua Haas com queimaduras nas mãos e pés. Foto: Divulgação

Há exatamente um ano, na primeira volta do GP do Bahrein de Fórmula 1, o francês Romain Grosjean sofria um gravíssimo acidente, quando tocou sua Haas com a AlphaTauri de Daniil Kvyat e bateu no guard rail, a cerca de 220 km/h.

Seu carro se partiu em dois e explodiu, mas sozinho Grosjean conseguiu deixar seu carro em chamas, com queimaduras nas mãos e pés. Ele foi encaminhado ao centro médico do autódromo de Sakhir e depois, de helicóptero, levado ao Hospital das Forças de Defesa do Bahrein (BDF).

Havia a preocupação de inalação de fumaça, mas do hospital, por meio de um vídeo, Grosjean tranquilizou a todos. Ele apareceu com as mãos e pés enfaixados, mas bastante disposto. Um comunicado oficial da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) atestou que o piloto não teve fraturas e passaria a noite internado por conta das queimaduras.

Foram necessários quase 90 minutos para que o local do acidente fosse consertado, com a substituição do guard rail por muros modulares. Lewis Hamilton (Mercedes) foi o vencedor da prova, seguido pelos dois carros da Red Bull, com Verstappen em segundo e Albon em terceiro.

O halo, dispositivo de proteção instalado no cockpit, foi de vital importância para que Grosjean conseguisse sobreiver ao acidente, um dos mais impressionantes dos últimos anos na Fórmula 1.

FORA DA F1

Então aos 34 anos, Grosjean se recuperou bem mas não disputou as duas últimas etapas do Mundial, em Sakhir e Abu Dhabi, substituído pelo brasileiro Pietro Fittipaldi na Haas. Ele não tinha contrato para a temporada de 2021 e acabou acertando vínculo com a IndyCar, pela Dale Coyne, fechando sua temporada de estreia na categoria norte-americana de monopostos em 15º lugar, com três pódios (dois segundos lugares e um terceiro).

Para 2022 ele seguirá na Indy, mas por uma das equipes mais fortes do grid, a Andretti Autosport.

Momento da explosão da Haas de Grosjean, após toque com a AlphaTauri de Kvyat. Foto: Reprodução/Twitter

 


   

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOUTUBE

 

Últimas do seu time