Estreando pela Red Bull, holandês de 18 anos fez grande prova na Catalunha. Foto: Red Bull Racing

Estreando pela Red Bull, holandês de 18 anos fez grande prova na Catalunha. Foto: Red Bull Racing

Em 2016, disputando sua primeira corrida pela Red Bull, depois de ter disputado as quatro primeiras pela Toro Rosso, o holandês Max Verstappen venceu seu primeiro GP de F1, na Espanha, disputado em 15 de maio daquele ano, tornando-se o mais jovem a triunfar na categoria, desde sua criação, em 1950.

Max tinha na ocasião 18 anos, 07 meses e 15 dias. A marca anterior pertencia a Sebastian Vettel, que venceu com 21 anos, 02 meses e 11 dias.

Passados quatro anos, esta marca de Verstappen não foi superada.

O TRIUNFO DE MAX

Largando na segunda fila, em quarto, Verstappen resistiu à pressão final de Kimi Rakkonen, que cruzou em segundo com a Ferrari.

Sebastian Vettel, também com Ferrari, completou o pódio, em terceiro. Foi a primeira vitória de um piloto holandês na F1. Seu pai, Jos Verstappen, que competiu em 107 GPs, conseguiu como melhores resultados dois terceiros lugares, ambos em 1994, na Hungria e Bélgica, com Benetton-Ford.

A vitória de um carro da Red Bull, fosse com Daniel Ricciardo ou com Verstappen, foi traçada logo no começo da prova, com o choque entre as duas Mercedes. Rosberg tomou a frente de Hamilton que tentou recuperar a liderança e ambos ficaram fora, parando na caixa de brita. A manobra foi controversa. Rosberg deixou pouco espaço para Hamilton que, por sua vez, não aliviou.

Daniel Ricciardo tentou, nas voltas finais, superar Vettel na busca pelo pódio, mas acabou mesmo na quarta colocação, seguido por Valtteri Bottas (Williams) e Carlos Sainz Jr. (Toro Rosso). Felipe Massa (Williams) terminou em oitavo, fazendo uma boa prova de recuperação, após largar em 18º. O outro brasileiro, Felipe Nasr (Sauber) fechou a prova espanhola em 15º.

O russo Daniil Kvyat, piloto que perdeu sua vaga na Red Bull para o vitorioso Max Verstappen, amealhou um ponto, terminando em décimo com a Toro Rosso.

E O RESTANTE DA TEMPORADA...

Max Verstappen não voltou a vencer em 2016, mas subiu mais seis vezes ao pódio, com quatro segundos lugares e dois terceiros. Ele fechu o ano em quinto lugar na tabela. Nico Rosberg (Mercedes) conquistou o título, desbancando Lewis Hamilton, seu companheiro de equipe.

Atualmente com 22 anos (completa 23 em 30 de setembro), aguardando o início da temporada de 2020, por conta da pandemia do novo coronavírus, Verstappen soma oito vitórias e duas poles na Fórmula 1. O último triunfo foi no GP do Brasil, em Interlagos, disputado em 17 de novembro de 2019.

Max Verstappen em 15 de novembro de 2019, em Interlagos, dois dias antes de sua última vitória na F1, no GP do Brasil. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

   

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA

Últimas do seu time