Saudoso piloto britânico conquistou a chamada `Tríplice Coroa´ do automobilismo. Foto: Divulgação

Saudoso piloto britânico conquistou a chamada `Tríplice Coroa´ do automobilismo. Foto: Divulgação

Um dos grandes nomes do automobilismo mundial, Graham Hill, bicampeão na Fórmula 1 (1962 e 1968), por  B.R.M e Lotus, respectivamente, nos deixava há exatamente 49 anos, vítima de um acidente aéreo. Ele estava com 46 anos na ocasião. 

Ele mesmo pilotava sua aeronave, um Piper Azetc, que explodiu após bater em árvores nas proximidades do aeroporto londrino de  Elstree.

Havia pouca visibilidade naquele 29 de novembro de 1975. Hill tentara pousar sua aeronave em duas outras pistas (Heatrow e Gatwich). Além de Hill, mais cinco pessoas morreram no acidente, todas membros de sua equipe na F1, que levava seu próprio sobrenome, Hill.

Nascido em 14 de fevereiro de 1929 em Hampstead, na Grande Londres, Graham Hill é o único piloto a ter conquistado a chamada "Tríplice Coroa" do automobilismo. Ele venceu os GPs de Mônaco (1963, 1964, 1965, 1968 e 1969), as 500 Milhas de Indianápolis (1966) e as 24 Horas de Le Mans (1972).

Aliás, falando em Mônaco, Hill é o segundo maior vencedor nas ruas do Principado, ao lado do alemão Michael Schumacher, com cinco vitórias. À frente deles, apenas Ayrton Senna, com seis triunfos.

Graham Hill competiu na Fórmula 1 entre 1958 e 1975, tendo disputado 176 GPs, com 14 vitórias, mesmo número de triunfos do tricampeão Jack Brabham e do bicampeão Emerson Fittipaldi, mas com mais poles que o brasileiro (13 contra seis). 

Um dos seus três filhos, Damon Hill, também foi campeão na F1. Em 1996, então na Williams-Renault, Damon Hill ganhou o Mundial da F1 superando seus mais diretos concorrentes: o companheiro de equipe Jacques Villeneuve e o então bicampeão Michael Schumacher, em sua segunda temporada na Ferrari. Apenas outro piloto conseguiu repetir o feito de um pai campeão, Nico Rosberg, que ganhou o Mundial de 2016 com a Mercedes. Nico é filho de Keke Rosberg, que venceu o Mundial de 1982 pela Williams-Cosworth.

Damon Hill perseguiu uma vitória no GP de Mônaco ao longo de suas oito temporadas na Fórmula 1, mas não conseguiu. Esteve muito próximo disso na prova de 1996, quando o motor Renault de sua Williams quebrou dentro do túnel. A vitória foi do francês Olivier Panis, única dele na F1 e a última da extinta equipe Ligier, então impulsionada pelo propulsor Mugen-Honda. Damon Hill subiu duas vezes no pódio do Principado, em 1993 e 1995, ambas com Williams-Renault, as duas vezes em segundo lugar.

Damon Hill, que está com 64 anos, atualmente é comentarista de Fórmula 1 na Sky Sports, cobrindo in loco a todas as etapas do Mundial.

Damon Hill ao lado do busto do pai, o bicampeão Graham Hill. Foto: Divulgação

Damon Hill ao lado do busto do pai, o bicampeão Graham Hill. Foto: Divulgação


Pai e filho: Graham Hill e o filho Damon Hill com minicarros em um aeroporto inglês. Foto: Divulgação

Pai e filho: Graham Hill e o filho Damon Hill com minicarros em um aeroporto inglês. Foto: Divulgação


Jim Clark conversa com Graham Hill. Atrás, já com seu macacão de piloto, ainda menino, Damon Hill, filho de Graham Hill, campeão da F1 em 1996. Foto: Divulgação

Jim Clark conversa com Graham Hill. Atrás, já com seu macacão de piloto, ainda menino, Damon Hill, filho de Graham Hill, campeão da F1 em 1996. Foto: Divulgação


Com sua BRM-Ford no GP da Bélgica de 1962, disputado em Spa-Francorchamps. Hill foi o segundo colocado e a vitória foi de Jim Clark. Foto: Divulgação

Com sua BRM-Ford no GP da Bélgica de 1962, disputado em Spa-Francorchamps. Hill foi o segundo colocado e a vitória foi de Jim Clark. Foto: Divulgação


O campeão da temporada Graham Hill com sua Lotus-Ford no GP de Mônaco puxando o pelotão na Curva Saint Devote. Foto: Divulgação

O campeão da temporada Graham Hill com sua Lotus-Ford no GP de Mônaco puxando o pelotão na Curva Saint Devote. Foto: Divulgação


Hill, já com a costeleta grisalha, teve uma longa carreira na Fórmula 1, entre 1958 e 1975. Foto: Divulgação

Hill, já com a costeleta grisalha, teve uma longa carreira na Fórmula 1, entre 1958 e 1975. Foto: Divulgação


Em 1967, Jackie Stewart, seguido por Graham Hill,

Em 1967, Jackie Stewart, seguido por Graham Hill, "voam" com seus carros. Foto: UOL


Na década de 1960, o pequeno Damon Hill em sua cadeirinha no carro do zeloso pai, Graham Hill. Foto: arquivo pessoal de Damon Hill

Na década de 1960, o pequeno Damon Hill em sua cadeirinha no carro do zeloso pai, Graham Hill. Foto: arquivo pessoal de Damon Hill


Na década de 1960, Graham Hill e seu filho Damon Hill. Foto: Divulgação

Na década de 1960, Graham Hill e seu filho Damon Hill. Foto: Divulgação


Brincando de autorama, ao lado de sua esposa, Bette Hill. Foto: Divulgação

Brincando de autorama, ao lado de sua esposa, Bette Hill. Foto: Divulgação


Denny Hulme, Graham Hill e Jim Clark observam uma modelo no capô de um carro nos anos 60. Foto: Divulgação

Denny Hulme, Graham Hill e Jim Clark observam uma modelo no capô de um carro nos anos 60. Foto: Divulgação


Em 26 de janeiro de 1975, dia do GP do Brasil de F1, em Interlagos. O Copersucar-Fittipaldi de Wilsinho Fittipaldi em frente aos precários boxes do autódromo paulistano. Atrás, os carros de Mark Donohue (Penske) e Graham Hill (Lola). A prova foi vencida por José Carlos Pace (Brabham), com Emerson Fittipaldi McLaren) em segundo. Foto: arquivo pessoal de Wilsinho Fittipaldi

Em 26 de janeiro de 1975, dia do GP do Brasil de F1, em Interlagos. O Copersucar-Fittipaldi de Wilsinho Fittipaldi em frente aos precários boxes do autódromo paulistano. Atrás, os carros de Mark Donohue (Penske) e Graham Hill (Lola). A prova foi vencida por José Carlos Pace (Brabham), com Emerson Fittipaldi McLaren) em segundo. Foto: arquivo pessoal de Wilsinho Fittipaldi


Nos anos 60, com uma câmera fotográfica presa ao capacete. Foto: Divulgação

Nos anos 60, com uma câmera fotográfica presa ao capacete. Foto: Divulgação


Graham Hill e o filho Damon Hill, já brincando de piloto

Graham Hill e o filho Damon Hill, já brincando de piloto


Fotógrafo destemido registra a passagem da Lotus 49B de Graham Hill durante o GP de Mônaco de 1968, na mais lenta curva da F1, a Lowes. Hill venceu a prova. Foi a quarta de suas cinco vitórias no Principado. Foto: Divulgação

Fotógrafo destemido registra a passagem da Lotus 49B de Graham Hill durante o GP de Mônaco de 1968, na mais lenta curva da F1, a Lowes. Hill venceu a prova. Foi a quarta de suas cinco vitórias no Principado. Foto: Divulgação


O Mr. Mônaco venceu cinco edições da prova nas ruas do Principado pela F1, em  1963, 1964, 1965, 1968 e 1969

O Mr. Mônaco venceu cinco edições da prova nas ruas do Principado pela F1, em 1963, 1964, 1965, 1968 e 1969


Em 1974, no GP da África do Sul, em Kyalami, o francê Jean-Pierre Beltoise com sua B.R.M número 14. Atrás, a Lola de Graham Hill. Foto: Divulgação

Em 1974, no GP da África do Sul, em Kyalami, o francê Jean-Pierre Beltoise com sua B.R.M número 14. Atrás, a Lola de Graham Hill. Foto: Divulgação

 


   

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE

 

Últimas do seu time