O piloto, adorado pelos ferraristas, teve atuações marcantes, como no GP do Canadá em 1981. Foto: Reprodução

O piloto, adorado pelos ferraristas, teve atuações marcantes, como no GP do Canadá em 1981. Foto: Reprodução

Não fosse o trágico acidente durantes o treino de classificação para o GP da Bélgica em 1982, no circuito de Zolder, o canadense Gilles Villeneuve completaria 70 anos neste sábado (18).

Arrojado ao extremo, Gilles venceu seis GPs na Fórmula 1, todos pela Ferrari, equipe que defendeu entre 1978 até 1982, ano de sua morte. O primeiro triunfo foi justamente no Canadá, em 1979, palco de uma de suas atuações mais emblemáticas, dois anos mais tarde, também em Montreal.

Sob intensa chuva e com o bico de sua Ferrari quebrado, Gilles Villeneuve subiu ao pódio em terceiro lugar no Grande Prêmio do Canadá de 1981.

Villeneuve ficou com a visão parcialmente encoberta pelo bico de sua Ferari durante algum tempo, mas conseguiu manter vantagem sobre o quarto colocado, o italiano Bruno Giacomelli, da Alfa Romeo.

Com muita habilidade controlou sua Ferrari-turbo mesmo após o bico se desprender, apesar da pista molhada em Montreal.

A vitória foi do francês Jacques Laffite, com a Ligier-Matra, seguido pelo inglês John Watson (McLaren-Ford), segundo colocado.

FILHO CAMPEÃO

Se Gilles Villeneuve não conseguiu seu intento em levantar ao menos um título na Fórmula 1, seu filho Jacques Villeneuve alcançou este feito em 1997, pela Williams-Renault, dois anos depois de ter sido campeão da Fórmula Indy e de ter vencido as 500 Milhas de Indianápolis.

Jacques Villeneuve, filho de Gilles, em 5 de agosto de 2011, em Interlagos, preparando-se para treino da Stock Car, no fim de semana da Corrida do Milhão. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

 

ABAIXO, VÍDEO COM NARRAÇÃO DE LUCIANO DO VALLE E COMENTÁRIOS DE REGINALDO LEME (GLOBO) NAS VOLTAS EM QUE GILLES VILLENEUVE CONDUZIU SUA FERRARI COM O BICO ENCOBRINDO PARCIALMENTE SUA VISÃO, DURANTE AO GP DO CANADÁ DE 1981, EM MONTREAL. ELE SE MANTEVE NA PISTA E TERMINOU EM TERCEIRO LUGAR


  

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE

 

 

Últimas do seu time