Brasileiro, então na Williams, durante o GP de Abu Dhabi. Foto: Williams Racing

Brasileiro, então na Williams, durante o GP de Abu Dhabi. Foto: Williams Racing

Há exatos sete anos, em 26 de novembro de 2017, o brasileiro Felipe Massa fazia sua última corrida pela Fórmula 1, na etapa derradeira daquela temporada, o GP de Abu Dhabi, em Yas Marina.

Então piloto da Williams-Mercedes, Massa largou em décimo e terminou nesta mesma posição, após um duelo franco com seu ex-companheiro de Ferrari, o espanhol Fernando Alonso, então na McLaren-Honda. A vitória foi de Valtteri Bottas (Mercedes). No pódio, ao lado do finlandês, o inglês Lewis Hamilton (Mercedes) e o alemão Sebastian Vettel (Ferrari).

Pela Fórmula 1, Felipe Massa conquistou 11 vitórias (todas pela Ferrari) e 16 poles (15 pela Ferrari e uma pela Williams). Sua melhor temporada foi a de 2008, quando terminou como vice, um ponto atrás do campeão Lewis Hamilton.

EM 2025, UM NOVO REPRESENTANTE BRASILEIRO NA FÓRMULA 1

Na próxima temporada, após este longo hiato, o Brasil voltará a ter um piloto competindo na Fórmula 1 integralmente, o paulista Gabriel Bortoleto, que no último dia 06 de novembro foi anunciado pela Sauber/Audi para a temporada de 2025. Ele será companheiro do experiente alemão Nico Hulkenberg, hoje na Haas.

Felipe Massa em 25 de novembro de 2018, com a Williams-Mercedes FW40, durante o GP de Abu Dhabi, último que disputou pela Fórmula 1. Ele terminou na décima colocação. Foto: Williams Racing

DEPOIS DA F1...

Depois que se despediu da F1, Felipe Massa disputou duas corridas na Stock Car:  a Corrida de Duplas de 2018, formando parceria com o pentacampeão da categoria,Cacá Bueno, prova que eles terminaram na 13ª colocação, e a Corrida do Milhão de 2018 em Goiânia, fechando na 22ª posição. Em seguida, acertou com a Venturi, equipe da Fórmula E, pela qual disputou as temporadas de 2018-2019 e 2019-2020. 

Anunciou sua saída da categoria dos monopostos elétricos no final de 2020 e atualmente compete pela Stock Car.

O piloto entrou na Justiça em 2023 buscando reparação pelo título de 2008, ocasião em que Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes) foi o campeão. Massa (Ferrari) foi o vice-campeão, e alega o prejuízo que sofreu no GP de Cingapura, quando Nelsinho Piquet bateu propositalmente sua Renault durante a prova.

Em 08 de março de 2018, durante treino da Stock Car em Interlagos, para a Corrida de Duplas. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

 

 

Durante a etapa da Arábia Saudita da Fórmula E, em 23 de novembro de 2019. Foto: ROKiT Venturi Racing

Em 2023, pela Stock Car, categoria que compete atualmente. Foto: Divulgação/Vicar



  

 

 

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE

 

Últimas do seu time