O catarinense Mauricio Gugelmin, que completa 61 anos neste sábado (20), venceu uma única vez pela Indy (à epoca chamada de Champ Car,) o GP de Vancouver (Canadá), em 1997. Gugelmin competiu pela categoria de monopostos norte-americanos entre 1993 e 2001, após cinco temporadas na Fórmula 1.
Na prova disputada no traçado de rua de 2.740 metros de Vancouver, Gugelmin contou com uma jornada infeliz do favorito Alessandro Zanardi, o pole, que além de perder a liderança da prova por conta de um erro, ainda bateu em Brian Herta, que liderava a prova na última parte da corrida. Ainda assim Zanardi concluiu a etapa em quarto lugar.
Gugelmin, que fazia uma excelente prova após largar na terceira fila, em quinto, levou seu Reynard-Mercedes da equipe PacWest com tranquilidade para receber a bandeira quadriculada na primeira colocação, seguido por Jimmy Vasser e Gil de Ferran, os outros que subiram com ele ao pódio. Raul Boesel foi outro brasileiro em boa jornada no Canadá, fechando o top-6.
A prova, disputada em 31 de agosto de 1997, marcou o fim de um jejum de Gugelmin que durava dez anos sem vitórias. Seu último triunfo havia sido na etapa de Silverstone da Fórmula 3000.
Gugelmin se afastou completamente do mundo do automobilismo e hoje administra a empresa Remasa Reflorestadora, negócio de sua família localizado no centro-sul do Paraná e norte de Santa Catarina. Clique aqui e veja sua página na seção "Que Fim Levou?"
ABAIXO, AS DUAS ÚLTIMAS VOLTAS DO GP DE VANCOUVER DA FÓRMULA MUNDIAL, ENTÃO TRANSMITIDA PELO SBT, COM NARRAÇÃO DE TÉO JOSÉ
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE
Parabéns, Lewis Hamilton! Relembre a primeira vitória e o primeiro título do heptacampeão, que chega aos 40 anos
07/01/2025Achados & Perdidos: Relembre um 'Tribuna do Esporte' da TV Assembleia com Ricardo Prado
07/01/2025Achados & Perdidos: Roberto Dias, brilhante zagueiro do São Paulo, completaria 82 anos
07/01/2025Saudade: Ex-atacante da Itália, Vialli morria há dois anos
06/01/2025Achados & Perdidos: Inter de Limeira campeã paulista de 1986. Kita, que faria 67 anos, marcou um dos gols
06/01/2025