Brasileiro, com Reynard-Mercedes triunfou na etapa de Vancouver em 1997. Foto: Divulgação/IndyCar

Brasileiro, com Reynard-Mercedes triunfou na etapa de Vancouver em 1997. Foto: Divulgação/IndyCar

O catarinense Mauricio Gugelmin, que completa 61 anos neste sábado (20), venceu uma única vez pela Indy (à epoca chamada de Champ Car,) o GP de Vancouver (Canadá), em 1997. Gugelmin competiu pela categoria de monopostos norte-americanos entre 1993 e 2001, após cinco temporadas na Fórmula 1.

Na prova disputada no traçado de rua de 2.740 metros de Vancouver, Gugelmin contou com uma jornada infeliz do favorito Alessandro Zanardi, o pole, que além de perder a liderança da prova por conta de um erro, ainda bateu em Brian Herta, que liderava a prova na última parte da corrida. Ainda assim Zanardi concluiu a etapa em quarto lugar.

Gugelmin, que fazia uma excelente prova após largar na terceira fila, em quinto, levou seu Reynard-Mercedes da equipe PacWest com tranquilidade para receber a bandeira quadriculada na primeira colocação, seguido por Jimmy Vasser e Gil de Ferran, os outros que subiram com ele ao pódio. Raul Boesel foi outro brasileiro em boa jornada no Canadá, fechando o top-6.

A prova, disputada em 31 de agosto de 1997, marcou o fim de um jejum de Gugelmin que durava dez anos sem vitórias. Seu último triunfo havia sido na etapa de Silverstone da Fórmula 3000. 

Gugelmin se afastou completamente do mundo do automobilismo e hoje administra a empresa Remasa Reflorestadora, negócio de sua família localizado no centro-sul do Paraná e norte de Santa Catarina. Clique aqui e veja sua página na seção "Que Fim Levou?"

ABAIXO, AS DUAS ÚLTIMAS VOLTAS DO GP DE VANCOUVER DA FÓRMULA MUNDIAL, ENTÃO TRANSMITIDA PELO SBT, COM NARRAÇÃO DE TÉO JOSÉ

Afastado do automobilismo, veja Gugelmin em 27 de fevereiro de 2015, dia da comemoração da empresa paranaense Remasa Reflorestadora S/A para o fundador Alceu Gugelmin (terceiro da esquerda para a direita). Mauricio Gugelmin, seu filho, é o último. Foto: site da Remasa

Em Indianápolis, pelo SBT, Antonio Petrin e o piloto Maurício Gugelmin, em 1996. Foto Arquivo pessoal Antonio Petrin

Em Indianápolis, pelo SBT, Antonio Petrin e o piloto Maurício Gugelmin, em 1996. Foto Arquivo pessoal Antonio Petrin


Sid Mosca com os

Sid Mosca com os "cascos" de famosos pilotos brasileiros, que ele criou e confeccionou em seu atelier. Em cima os capacetes de Ayrton Senna, Emerson Fittipaldi e Nelson Piquet. Abaixo: Maurício Gugelmin, Roberto Pupo Moreno e Christian Fittipaldi. Foto: www.sidmosca.com.br


Milton Neves em frente aos boxes de Mauricio Gugelmin, em 1994

Milton Neves em frente aos boxes de Mauricio Gugelmin, em 1994


Em Fontana, após marcar o recorde mundial de velocidade em um carro da Fórmula Indy. Foto: site oficial de Mauricio Gugelmin

Em Fontana, após marcar o recorde mundial de velocidade em um carro da Fórmula Indy. Foto: site oficial de Mauricio Gugelmin


Nas 500 Milhas de Michigan, em 1995. Foto: site oficial de Mauricio Gugelmin

Nas 500 Milhas de Michigan, em 1995. Foto: site oficial de Mauricio Gugelmin


A satisfação de Gugelmin, em 1986, ano em que foi vice-campeão da Fórmula 3000 Internacional. Foto: site oficial de Mauricio Gugelmin

A satisfação de Gugelmin, em 1986, ano em que foi vice-campeão da Fórmula 3000 Internacional. Foto: site oficial de Mauricio Gugelmin


Em Sebring, nos Estados Unidos. Foto: site oficial de Mauricio Gugelmin

Em Sebring, nos Estados Unidos. Foto: site oficial de Mauricio Gugelmin


No Grande Prêmio de Toronto, em 1995. Foto: site oficial de Mauricio Gugelmin

No Grande Prêmio de Toronto, em 1995. Foto: site oficial de Mauricio Gugelmin


Prestes a deixar os boxes para um treino em Sebring, em 1997. Foto: site oficial de Mauricio Gugelmin

Prestes a deixar os boxes para um treino em Sebring, em 1997. Foto: site oficial de Mauricio Gugelmin


Em 1995, durante treino para as 500 Milhas de Indianápolis. Foto: site oficial de Mauricio Gugelmin

Em 1995, durante treino para as 500 Milhas de Indianápolis. Foto: site oficial de Mauricio Gugelmin


Muita água no Grande Prêmio da Indy em 1994, na Austrália. Foto: site oficial de Mauricio Gugelmin

Muita água no Grande Prêmio da Indy em 1994, na Austrália. Foto: site oficial de Mauricio Gugelmin


No carro da equipe Pac West em Laguna Seca, em 1992. Foto: site oficial de Mauricio Gugelmin

No carro da equipe Pac West em Laguna Seca, em 1992. Foto: site oficial de Mauricio Gugelmin


O belo carro da Jordan em 1992, mas que teve um fraco desempenho com o motor Yamaha de 12 cilindros. Foto: site oficial de Mauricio Gugelmin

O belo carro da Jordan em 1992, mas que teve um fraco desempenho com o motor Yamaha de 12 cilindros. Foto: site oficial de Mauricio Gugelmin


Dificuldades com o motor Yamaha de 12 cilindros na Jordan, em 1992, durante o Grande Prêmio do Brasil. Foto: site oficial de Mauricio Gugelmin

Dificuldades com o motor Yamaha de 12 cilindros na Jordan, em 1992, durante o Grande Prêmio do Brasil. Foto: site oficial de Mauricio Gugelmin


Seu último ano pela Leython House-Judd, enfrentando muitos problemas mecânicos. Foto: site oficial de Mauricio Gugelmin

Seu último ano pela Leython House-Judd, enfrentando muitos problemas mecânicos. Foto: site oficial de Mauricio Gugelmin


Em 1988, com o carro da March, equipado com motor Judd. Foto: site oficial de Mauricio Gugelmin

Em 1988, com o carro da March, equipado com motor Judd. Foto: site oficial de Mauricio Gugelmin


Liderando etapa da Fórmula 3000 Internacional em Monza, na Itália, com um Ralt. Foto: site oficial de Mauricio Gugelmin

Liderando etapa da Fórmula 3000 Internacional em Monza, na Itália, com um Ralt. Foto: site oficial de Mauricio Gugelmin


Na Fórmula Ford 2000 Britânica (carro 54), quando foi vice-campeão. Foto: site oficial de Mauricio Gugelmin

Na Fórmula Ford 2000 Britânica (carro 54), quando foi vice-campeão. Foto: site oficial de Mauricio Gugelmin


Um pódio para Mauricio Gugelmin. Foto: site oficial de Mauricio Gugelmin

Um pódio para Mauricio Gugelmin. Foto: site oficial de Mauricio Gugelmin


Em 1978, com o seu lindo capacete laranja e amarelo. Foto: site oficial de Mauricio Gugelmin

Em 1978, com o seu lindo capacete laranja e amarelo. Foto: site oficial de Mauricio Gugelmin


Aos oito anos em um mini-carro. Foto: site oficial de Mauricio Gugelmin

Aos oito anos em um mini-carro. Foto: site oficial de Mauricio Gugelmin


 O voo de Mauricio Gugelmin (March-Judd) logo após a largada do GP da França de 1989, em Paul Ricard. Foto: Lemyr Martins

O voo de Mauricio Gugelmin (March-Judd) logo após a largada do GP da França de 1989, em Paul Ricard. Foto: Lemyr Martins


Os amigos Mauricio Gugelmin e Ayrton Senna na Inglaterra, no final dos anos 80. Foto: Divulgação

Os amigos Mauricio Gugelmin e Ayrton Senna na Inglaterra, no final dos anos 80. Foto: Divulgação


 

 

 

 

 

Últimas do seu time