Com a Brawn-GP, piloto fez uma volta brilhante no asfalto molhado de Interlagos. Foto: Divulgação

Com a Brawn-GP, piloto fez uma volta brilhante no asfalto molhado de Interlagos. Foto: Divulgação

Há exatos 12 anos, em 17 de outubro de 2009, Rubens Barrichello conquistava sua última pole na Fórmula 1, na classificação para o GP do Brasil, em Interlagos.

Então piloto da Brawn-GP-Mercedes, Barrichelllo marcou a melhor volta no autódromo paulistano sob chuva, em 1min19s576, 0s092 mais rápido que Mark Webber (Red Bull), que largou ao seu lado na primeira fila.

Webber, aliás, acabou vencendo a prova que consagrou Jenson Button. O britânico, então companheiro de equipe de Barrichello,  conquistou o título de forma antecipada na temporada, após terminar na quinta colocação. Barrichello foi o oitavo.

O ano de 2009 também marcou a última vitória de um piloto brasileiro na categoria, e foi com Barrichello, no GP da Itália, em Monza, pouco mais de um mês antes, no dia 13 de setembro.

Pela F1, Barrichello conquistou 11 vitórias, sendo nove pela Ferrari e duas pela Brawn-GP. Largou na pole em 14 corridas, uma pela Jordan, uma pela Stewart, 11 pela Ferrari e uma pela Brawn-GP.

Atualmente na Stock, onde conquistou o título da categoria em 2014, Rubens Barrichello (Full Time Sports) ocupa a quinta colocação do campeonato, que liderou até a etapa passada em Cascael, quando completou 150 provas na categoria.

Depois de Rubens Barrichello, Felipe Massa conquistou a pole no GP da Áustria de 2014, no Red Bull Ring, com Williams. Foi a também última pole brasileira na F1. Massa totalizou 16, sendo 15 pela Ferrari e uma pela Williams, exatamente esta.

Além deles, apenas outros quatro brasileiros conquistaram poles na Fórmula 1: Ayrton Senna (65), Nelson Piquet (24), Emerson Fittipaldi (6) e José Carlos Pace (1). Assim, dos 32 brasileiros que já competiram na F1, somente seis conseguiram a posição de honra no grid.

A pole do brasileiro, 14ª e última em sua carreirana F1, você pode conferir no vídeo abaixo, com narração de Galvão Bueno e comentários de Reginaldo Leme:

CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE RUBENS BARRICHELLO NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?" 



  

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE

 

 

 

 

Últimas do seu time

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Bah
    0
  • 2 Atl
    0
  • 3 Cor
    0
  • 4 Spo
    0
  • 5 Red
    0
  • Veja tabela completa