Há exatos 20 anos, segundo colocado no grid para o GP do Brasil, em Interlagos, Rubens Barrichello lutou muito em busca de um lugar no pódio na tarde de 31 de março de 1996.
A bordo da Jordan-Peugeot #11, Barrichello enfrentou dificuldades no começo da prova, com pista muito molhada, caindo do segundo para o quarto lugar. Damon Hill (Williams-Renault), que viria a ser o campeão daquela temporada, largou bem para vencer a prova no autódromo paulistano, 14} de seus 22 triunfos na F1.
Em um ano em que os motores Renault reinaram absolutos, Hill abriu boa vantagem para o segundo colocado, o francês Jean Alesi (Benetton-Renault), enquanto Michael Schumacher (em sua segunda corrida pela Ferrari), o terceiro colocado, via pelo espelho retrovisor a aproximação de Barrichello, já com pista seca.
O brasileiro tentou superar o alemão no "S" do Senna, chegando a colocar sua Jordan à frente da Ferrari na primeira "perna" da curva, mas Schumacher deu o "x" e manteve-se em terceiro.
Na sequência, na Reta Oposta, lutando por um lugar no pódio "em casa", Barrichello travou os freios e rodou na entrada da Curva do Lago, parando na caixa de brita, abandonando a prova na volta 59.
Assim, no pódio, figuraram Hill, Alesi e Schumacher. Os finlandeses Mika Hakkinen (McLaren-Mercedes) e Mika Salo (Tyrrell-Yamaha) vieram na sequência, em quarto e quinto lugares, respectivamente. O francês Olivier Panis (Ligier-Mugen/Honda) fechou a lista dos seis primeiros. Foi a segunda vitória consecutiva de Hill na temporada, que havia trinfado na etapa de abertura, na Austrália.
Apenas um brasileiro completou a prova, Pedro Paulo Diniz, em oitavo, com a Ligier-Mugen/Honda. Barrichello abandonou após rodar na volta 59, Ricardo Rosset (Footwork-Hart) e Tarso Marques (Minardi-Ford) também rodaram.
ABAIXO, A LARGADA DO GP DO BRASIL DE 1996:
ABAIXO, A TENTATIVA DE BARRICHELLO SUPERAR SCHUMACHER E A RODADA DO BRASILEIRO
CLIQUE NO LOGO ABAIXO PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
Saudade: Há dois anos morria Daniel Frasson, ex-volante do Palmeiras e Fortaleza
15/07/2025Achados & Perdidos: O saudoso treinador Oswaldo Brandão comandando o Corinthians pela última vez
15/07/2025O dia em que Milton Neves e Celso Portiolli 'pararam' feira pet em São Paulo
15/07/2025Reginaldo Leme lança a 33ª edição do Anuário AutoMotor Esporte nesta terça-feira
15/07/2025Parabéns, Mario Kempes! Artilheiro da Copa de 78, completa 71 anos
15/07/2025