Dono da 18ª posição, o Grêmio é quem vive situação mais delicada. Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Dono da 18ª posição, o Grêmio é quem vive situação mais delicada. Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

A última rodada do Campeonato Brasileiro será de fortíssimas emoções para quatro equipes na parte de baixo da tabela. Brigam para fugir do rebaixamento Grêmio, Juventude, Bahia e Cuiabá e precisarão jogar a sobrevivência na rodada derradeira da competição e, em alguns casos, ainda secar os rivais para se manter na elite do futebol nacional.

O Tricolor Gaúcho é hoje quem tem a situação mais delicada. Ocupando a 18ª posição com 40 pontos, o Grêmio tem hoje 97,5% de chances de ser rebaixando, segundo o Departamento de Matemática da UFMG. Para se livrar do Z4 na última rodada, o time do sul precisa venceu o Atlético-MG, na Arena Grêmio, e torcer para que Juventude e Bahia sejam derrotados em suas respectivas partidas.

Outro time gaúcho ameaçado, o Juventude também não depende apenas de suas forças para se livrar. O time de Caxias do Sul é o 17º, com 43 pontos, e tem 48,1% de chances de ser rebaixado. Para salvar sua pele, o Juventude precisa vencer o Corinthians, jogando no Alfredo Jaconi, e torcer para que Bahia ou Cuiabá sejam derrotados.

Primeiro time fora do Z4, o Bahia é o 16º, com os mesmos 43 pontos que o Juventude. Com 51,8% de chances de cair, o Tricolor da Boa Terra precisa apenas de uma vitória simples sobre o Fortaleza, no Castelão, para se manter na Série A.

Uma vitória simples e até um empate na última rodada, contra o Santos, na Vila Belmiro, é o suficiente para manter o Cuiabá na primeira divisão. O time do Mato Grosso é o 15º, com 46 pontos, e, com 2,7% de chances de cair, é quem tem situação mais confortável para a última rodada. Em caso de tropeço de Bahia ou Juventude, o Dourado pode até mesmo sair derrotado em sua partida, que ainda assim estará garantido na primeira divisão.

A última rodada do Brasileirão acontecerá na próxima quinta-feira (9), com todos os jogos acontecendo simultaneamente às 21h30.

Últimas do seu time