Considerado por muitos especialistas como o melhor piloto de Fórmula 1 de todos os tempos, ainda que seus números absolutos tenham sido superados, Juan Manuel Fangio (1911-1995) nos deixou há exatos 24 anos, vítima de insuficiência renal crônica, aos 84 anos de idade.
Fangio, que nasceu na cidade de Balcarce em 24 de junho de 1911, ganhou cinco títulos na F1 (1951, 1954, 1955, 1956 e 1957), o primeiro pela Alfa Romeo, os dois seguintes pela Mercedes-Benz, o quarto pela Ferrari e o quinto pela Maserati.
Nesta data, em homenagem ao saudoso Fangio, relembramos exatamente a conquista de seu primeiro título, em 1951, pela Alfa Romeo.
Naquela que foi a segunda temporada da F1 - a primeira, em 1950, fora vencida pelo italiano Giuseppe Farina (Alfa Romeo) -, Fangio terminou o ano com nove pontos de vantagem para o italiano Alberto Ascari (Ferrari), o vice.
O título de Fangio na temporada de 1951 foi conquistado no GP da Espanha, em 28 de outubro, após 70 voltas disputadas no circuito de Pedralbes, em Barcelona.
Fangio largou na primeira fila, em segundo, ao lado do pole Ascari, e venceu com tranquilidade, com mais de 50 segundos de vantagem para o segundo colocado, o compatriota José Froilán Gonzalez (Ferrari).
ABAIXO, IMAGENS DO GP DA ESPANHA DE 1951, DISPUTADO NO CIRCUITO DE PEDRALBES (BARCELONA), PROVA QUE CONSAGROU JUAN MANUEL FANGIO EM SEU PRIMEIRO TÍTULO NA F1
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE
Achados & Perdidos: Baltazar fez golaço para o Grêmio na decisão do Brasileirão de 81, contra o São Paulo
16/05/2025'Enciclopédia do Futebol', o saudoso Nilton Santos nascia há 100 anos
16/05/2025F1: Piastri melhora sua marca do TL1 e fecha a sexta-feira na frente em Ímola
16/05/2025Saudade: Ídolo do Santos e do Botafogo, Rildo nos deixava há quatro anos
16/05/2025Silvio Luiz, locutor de inesquecíveis bordões, nos deixava há um ano
16/05/2025