O `Anjo das Pernas Tortas´ vestiu a camisa da seleção brasileira pela última vez em amistoso no Maracanã

O `Anjo das Pernas Tortas´ vestiu a camisa da seleção brasileira pela última vez em amistoso no Maracanã

Hoje, 28 de outubro de 2015, Mané Garrincha completaria 82 anos de idade.

O "Anjo das Pernas Tortas", como era carinhosamente chamado, morreu aos 49 anos, em 20 de janeiro de 1983, em decorrência do alcoolismo.

Selecionamos os melhores momentos do jogo de despedida de Garrincha da seleção brasileira, batizado de "Jogo da Gratidão", que aconteceu na noite de 19 de dezembro de 1973, no Maracanã, um amistoso entre Brasil e um selecionado do resto do mundo, que contou com diversos estrangeiros que atuavam no Brasil, entre eles Andrada, Pedro Rocha e Doval. O zagueiro do time que enfrentou a seleção brasileira foi Alex, nascido na Alemanha e naturalizado brasileiro, que jogava no América-RJ. 

O time brasileiro ganhou de virada. O argentino Brindisi, à época no Huracán (Argentina) abriu o placar no primeiro tempo. Pelé fez uma linda jogada individual e empatou. No segundo tempo, como um centroavante, o zagueiro Luis Pereira marcou o segundo gol brasileiro, na entrada da pequena área, aproveitando cruzamento de Jairzinho. Garrincha deixou o gramado aos 30 minutos do primeiro tempo e deu uma volta olímpica sob intensos aplausos do público.

Mais de 150 mil torcedores compareceram ao jogo festivo, que rendeu pouco mais de 166 mil dólares (líquidos) a Garrincha. Com a quantia, Garrincha comprou sete apartamentos (um para cada filha), uma casa na Barra da Tijuca, um carro (Mercedes-Benz usado) e uma casa de shows em Vila Isabel, na zona norte do Rio de Janeiro, chamada "Bigode do Meu Tio", rebatizada de "La Boca".

Apesar da ajuda, Garrincha morreu pobre, nove anos depois.

Mané ainda atuou em jogos de exibição pela equipe do Milionários, onde fez seu último jogo em 17 de setembro de 1982, na cidade de São Pedro, interior de São Paulo.

ABAIXO, OS MELHORES MOMENTOS DO "JOGO DA GRATIDÃO", QUE MARCOU A DESPEDIDA DE GARRINCHA DA SELEÇÃO BRASILEIRA, PELA TV GAZETA. A NARRAÇÃO É DE PEIRÃO DE CASTRO E OS COMENTÁRIOS DE RUBENS PECCI, AMBOS FALECIDOS.

Últimas do seu time