O Rei estava com 21 anos quando chegou à marca histórica, apenas superada pelo milésimo gol

O Rei estava com 21 anos quando chegou à marca histórica, apenas superada pelo milésimo gol

Bem menos lembrado que seu milésimo gol, o tento 500 de Pelé também foi um feito digno de entrar para a história do futebol, sobretudo levando-se em consideração a idade do jogador do Santos na ocasião: 21 anos.

Há exatos 55 anos, no dia 02 de setembro de 1962, em jogo válido pelo Campeonato Paulista, o Santos tinha o São Paulo como adversário na Vila Belmiro.

Pelé entrou em campo com a marca de 498 gols em sua carreira, iniciada seis anos antes pelo mesmo Santos.

O SÃO PAULO SAIU NA FRENTE

Logo a um minuto de jogo, Roberto Dias abriu o placar para o Tricolor, de pênalti. Aos 18 aconteceu o empate do Santos, com Pelé, também de pênalti. Roberto Dias novamente recolocou o time da capital em vantagem, em seguida, aos 22, outro tento convertido em penalidade máxima.

O GOL HISTÓRICO

Aos 34 minutos, Coutinho tocou para Pelé que arrematou da meia-lua, de curva, indenfensável para o goleiro gaúcho Suli, deixando a partida empatada em 2 a 2.

Em desenho, o gol 500 de Pelé, contra o São Paulo. Editoria de arte/Folhapress

O Santos finalmente conseguiu ficar à frente no placar, ainda no primeiro tempo, aos 40 minutos, com Dorval. Porém, aos 18 minutos da etapa final, nova e final igualdade no placar, gol do ponta-esquerda Sabino para o São Paulo.

SETE ANOS DEPOIS, O MILÉSIMO GOL

Foram necessários sete anos para que Pelé marcasse mais qunhentos gols e chegasse ao feito histórico na noite de 19 de novembro de 1969, diante do Vasco da Gama no Maracanã, em partida válida pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa, o Brasileirão da época.

De pênalti, aos 34 minutos do segundo tempo, Pelé chutou no canto esquerdo do argentino Andrada, que chegou a tocar na bola. O Santos venceu a partida por 2 a 1.

MAIS 281 GOLS...

Depois do milésimo gol, Pelé anotou outros 281 gols, totalizando 1281, somados os tentos pelo Santos , Cosmos de Nova York e Seleção Brasileira.

CLIQUE NOS NOS NOMES DOS JOGADORES (EM NEGRITO) E ACESSE SUAS RESPECTIVAS PÁGINAS NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?".

Com informações do Almanaque do São Paulo, de Alexandre da Costa - Placar/Editora Abril

Últimas do seu time