Bem menos lembrado que seu milésimo gol, o tento 500 de Pelé também foi um feito digno de entrar para a história do futebol, sobretudo levando-se em consideração a idade do jogador do Santos na ocasião: 21 anos.
Há exatos 55 anos, no dia 02 de setembro de 1962, em jogo válido pelo Campeonato Paulista, o Santos tinha o São Paulo como adversário na Vila Belmiro.
Pelé entrou em campo com a marca de 498 gols em sua carreira, iniciada seis anos antes pelo mesmo Santos.
O SÃO PAULO SAIU NA FRENTE
Logo a um minuto de jogo, Roberto Dias abriu o placar para o Tricolor, de pênalti. Aos 18 aconteceu o empate do Santos, com Pelé, também de pênalti. Roberto Dias novamente recolocou o time da capital em vantagem, em seguida, aos 22, outro tento convertido em penalidade máxima.
O GOL HISTÓRICO
Aos 34 minutos, Coutinho tocou para Pelé que arrematou da meia-lua, de curva, indenfensável para o goleiro gaúcho Suli, deixando a partida empatada em 2 a 2.
O Santos finalmente conseguiu ficar à frente no placar, ainda no primeiro tempo, aos 40 minutos, com Dorval. Porém, aos 18 minutos da etapa final, nova e final igualdade no placar, gol do ponta-esquerda Sabino para o São Paulo.
SETE ANOS DEPOIS, O MILÉSIMO GOL
Foram necessários sete anos para que Pelé marcasse mais qunhentos gols e chegasse ao feito histórico na noite de 19 de novembro de 1969, diante do Vasco da Gama no Maracanã, em partida válida pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa, o Brasileirão da época.
De pênalti, aos 34 minutos do segundo tempo, Pelé chutou no canto esquerdo do argentino Andrada, que chegou a tocar na bola. O Santos venceu a partida por 2 a 1.
MAIS 281 GOLS...
Depois do milésimo gol, Pelé anotou outros 281 gols, totalizando 1281, somados os tentos pelo Santos , Cosmos de Nova York e Seleção Brasileira.
CLIQUE NOS NOS NOMES DOS JOGADORES (EM NEGRITO) E ACESSE SUAS RESPECTIVAS PÁGINAS NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?".
Com informações do Almanaque do São Paulo, de Alexandre da Costa - Placar/Editora Abril
Parabéns, Tite! Veja o dia em que o aniversariante esteve no Mercadão da capital paulista com Milton Neves
25/05/2025F1: Norris vence o GP de Mônaco e reduz para três pontos a desvantagem em relação a Piastri
25/05/2025Em grande momento na temporada, Palmeiras recebe o Flamengo no Allianz Parque; as equipes
25/05/2025Saudade: Há dois anos morria o ex-piloto Xandy Negrão
24/05/2025Milton Neves, na Câmara Municipal de São Paulo, na 'Homenagem aos Jornalistas Esportivos'
24/05/2025