O gaúcho defendia a meta da equipe de Caxias do Sul em 1999. Foto: arquivo pessoal de Emerson Ferretti

O gaúcho defendia a meta da equipe de Caxias do Sul em 1999. Foto: arquivo pessoal de Emerson Ferretti

A Copa do Brasil de 1999, maior conquista do Esporte Clube Juventude, equipe da cidade gaúcha de Caxias do Sul, foi relembrada pelo goleiro que defendia a equipe na ocasião, Emerson Ferretti, em entrevista concedida ao jornalista Bruno Wang, colaborador do site torcedores.com. 

O Juventude, que era treinado por Valmir Louruz, decidiu o título da Copa do Brasil com o Botafogo-RJ (comandado por Gilson Nunes), vencendo o primeiro jogo por 2 a 1, em partida disputada no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, e empatando a final em 0 a 0, no Maracanã, no dia 27 de junho de 1999.

Aliás, para chegar à final do torneio, o Juventude passou por outra equipe gaúcha, o Internacional, enquanto Botafogo-RJ chegou à decisão após ganhar do Palmeiras, nos pênaltis.

Gaúcho de Porto Alegre, onde nasceu em 3 de setembro de 1971, Ferretti começou sua carreira pelo Grêmio, tendo atuado entre 1991 e 1994. Neste período conquistou o título gaúcho de 1993.

O ex-goleiro, que atualmente é gestor esportivo e palestrante, também teve uma passagem marcante pelo Bahia, entre 2000 e 2005, sendo o recordista de atuações na meta da equipe soteropolitana, com 251 jogos. Permaneceu em Salvador para vestir as cores do rival, o Vitória, entre 2006 e 2007, ano em que encerrou sua carreira.

Sobre a entrevista, Bruno Wang nos passou algumas informações, por e-mail:

"Inicialmente ela (entrevista) foi feita por aplicativo de vídeo a distância, mas totalmente repaginada com imagens da época, fotos raras e a colaboração do próprio Juventude, que nos cedeu imagens da sua sala de troféus e outras coisas", comentou Wang.

ABAIXO, A ENTREVISTA DE EMERSON FERRETI AO JORNALISTA BRUNO WANG, DO SITE TORCEDORES.COM., DIVIDIDA EM DUAS PARTES

PARTE 1

PARTE 2

CLIQUE AQUI E VEJA A MATÉRIA PUBLICADA NO TORCEDORES.COM., COM A ENTREVISTA DE EMERSON FERRETI A BRUNO WANG, QUE TAMBÉM ESTÁ TRANSCRITA

Últimas do seu time