Pelé foi o homem que acendeu a paixão pelo futebol no Brasil, América do Norte e pelo mundo afora, tendo fama internacional na condição de futebolista. Maior jogador da história do futebol, Pelé é lenda, o atleta do século, talentoso e único, humano e solidário. Impossível falar de Pelé sem se lembrar da camisa 10 e vice-versa.

Foto Revista Placar (Edição de Colecionador) - Edição 1272-B

Desde que inventaram o futebol e o mesmo se espalhou ao redor do mundo, milhares de jogadores vestiram camisas de clubes diferentes, de seleções diversas e não entraram para história. Mas sejamos sensatos, assim como Pelé, jogadores brasileiros e de outras nacionalidades se firmaram com a camisa 10 e são lembrados até os dias de hoje, dentre eles, Ademir da Guia, Rivellino e Zico, Maradona e Di Stéfano (argentinos), Platini (francês), Gianni Rivera (italiano), Eusébio (português), Ruud Gullit (holandês), Lotthar Mathaus (alemão) e Bob Chalton (inglês).
Então me pergunto por que Pelé usando a camisa 10, a tornou mais que uma marca, um estigma e um registro eterno? Depois de Pelé, a camisa 10 passou a ser vestida pelo melhor jogador do time, tanto no Brasil quanto no exterior.
No Santos Futebol Clube ele utilizava a camisa de número 10 por ser o meia-esquerda do time. Já na Seleção Brasileira, Pelé atuou com a camisa de número 9 em sua estreia e só foi vestir a camisa de número 10 a partir do Mundial de 1958 na Suécia, cuja distribuição da numeração se deu de forma aleatória por um membro da FIFA, isto porque a delegação brasileira não forneceu a numeração dos atletas aos organizadores daquele mundial.
Outros tantos craques depois da era Pelé surgiram, e com eles, a vontade imensa de poder usar a camisa 10 também. Logicamente que quem usa esse número são jogadores de habilidade incontestável, tal a importância da camisa 10.
Pelé foi um exemplo de atleta, dentro e fora de campo. Qual jogador que não admira e se espelha em Pelé? Eu não conheço! Assim, com o passar dos anos, cada vez mais jogadores foram deixando seu legado pelos clubes que atuavam, virando ídolos dos torcedores e lembrados pela imortal camisa 10.
Há tempos, vestir a camisa 10 significa respeito, categoria, prestígio e fama. Representar um clube ou seleção usando a camisa 10, para um jogador é mais que um sonho, é um objetivo, orgulho e realização pessoal.

Fale com o colunista: tulio@terceirotempo.com.br
 
Twiiter: @tulionassif

Últimas do seu time