Róger Guedes, atacante do Corinthians. Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

Róger Guedes, atacante do Corinthians. Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

Lembro-me de um dos primeiros períodos da faculdade, quando eu tinha uns 19 anos - faz tempo! - que um professor disse algo que carrego e carregarei em minha mente pelo resto da vida: “Não adianta você ser o melhor jornalista do mundo. Se você for desagregador e ninguém for com a sua cara, você não conseguirá parar em emprego algum”.  

E isso serve para todas as áreas, é claro. Para mim, o principal exemplo no futebol brasileiro de alguém que foi duramente prejudicado por não entender essa “regra" da vida foi Rogério Ceni. O M1to são-paulino foi, sim, um dos melhores JOGADORES - e não apenas goleiros - do futebol brasileiro em todos os tempos. Mas, como pouca gente gosta dele como pessoa, o atleta Ceni foi injustiçado na seleção e vive sendo menosprezado. Muita gente diz até que ele “não era tudo isso debaixo das traves”. Um absurdo!

E agora eu vejo o filme se repetindo com um jogador de nível muito inferior, mas de antipatia muito semelhante: Róger Guedes. Para a realidade do futebol brasileiro, Guedes sobra e poderia ser titular em qualquer equipe do nosso país - até mesmo nos poderosos Flamengo, Palmeiras e Atlético-MG. Mas ele é tão chato e se acha tão bom quanto Neymar, Mbappé ou Messi que conseguiu, com a sua antipatia, perder a titularidade até mesmo no nada mais que razoável elenco corintiano. 

Vítor Pereira acerta em cheio ao barrá-lo e ao peitá-lo. Willian e Renato Augusto, jogadores muito melhores e com muito mais história que Guedes, aceitaram cumprir com as exigências do comandante português sem chiliques. Quem ele pensa que é para fazer apenas o que tem vontade em campo?

O Timão tem tudo para evoluir com o bom Vítor Pereira e já deve até começar a lutar pela renovação de seu contrato. Mas, para que dias melhores nasçam no Parque São Jorge, o Alvinegro precisa se livrar do jogador que, além de contribuir em campo, não para de atrapalhar nos bastidores. 

 

Últimas do seu time