* Em 1990, o Corinthians perdia para o Atlético Mineiro por 1 a 0, gol do saudoso Gérson, no Pacaembu. Mas conseguiu a virada nos 15 minutos finais. Neto (foto) marcou os dois gols do Timão contra o Galo do goleiro Carlos, dos meias Gilberto Costa e Marquinhos e do ponta-esquerda Éder Aleixo.

* Na ocasião, Nelsinho Baptista, então treinador corintiano, foi ousado. Ele tirou o lateral-esquerdo Gérson (ex-Botafogo da Paraíba) para colocar o atacante Paulo Sérgio, fundamental nos dois gols de Neto. 

* Agora, em 2011, um outro camisa 10 garantiu importante vitória. Neto era chamado de "gordinho". Adriano está mais para "gordão". São as calorias que deixam a Fiel mais doce. Não é mesmo?

* Dois jogadores canhotos, polêmicos, mas que fazem a diferença. Que Adriano Imperador tenha o mesmo sucesso que teve Neto no Corinthians. Para isso, ele vai ter de jogar muito mais bola do que está jogando.

* Centroavante que vive um momento sensacional mesmo é Fred. O cara é fera desde os tempos de molequinho do América Mineiro. Uma vez quase foi para o Palmeiras, mas Jair Picerni não aceitou sua contratação.

* Outro camisa 9 diferenciado é Luís Fabiano. Ele reencontrou o caminho do gol. Agora, acho que ninguém mais segura. Ainda bem que Luís Fabiano, Fred, Adriano voltam a viver boas fases. A seleção brasileira carece mesmo de um matador. Alguém pelo menos para passar experiência ao ótimo Leandro Damião.

* O São Paulo poderá mesmo ter Diego Tardelli na próxima temporada. Isso se Leão realmente ficar para 2012. O técnico adora o futebol do atacante, atualmente encostado no Anzhi. Tardelli está chateado com o dublê de jogador e técnico Roberto Carlos. "Acho que as pessoas do Anzhi precisam tratar todo mundo igual", desabafou Tardelli, entrevistado por Estevam Ciccone, da Rádio Bandeirantes.

* Apesar da desvantagem, o Vasco ainda pode chegar ao título. Tem, na minha opinão, o melhor time do Campeonato Brasileiro. Pelo menos, no papel.

* Ano bom também para outro time com listra transversal. A Ponte Preta finalmente subiu. Um time que tem no banco de reservas Renatinho não poderia ficar fora da elite mesmo. O elenco da Macaca é excelente. Tão bom quanto o da campeã Lusa.

* O Timbu também está de volta. Belíssimo trabalho do irmão de Oswaldo de Oliveira, Waldemar Lemos.

* E todo mundo brincou na Série B: Americana, Boa Esporte, Vitória, Bragantino, Criciúma... Resultado: o Sport, que tem muita camisa, chegou. E deverá subir. Merece. Tem uma torcida maravilhosa. Aliás, qual torcida pernambucana não merece aplausos?

* A do Santa Cruz nem se fala. Mas quem está de parabéns mesmo é o Tupi, de Juiz de Fora, que faturou o título da Série B. E em pleno Arruda. O time que já teve o zagueirão Jorge Luís, ex-Vasco, Corinthians, Lusa e tantos outros times nos anos 80 e 90, tem tradição. Ailton Nasser, competente jornalista da TV Record, é um de seus torcedores símbolos ao lado do senhor Zé Bagunça.

* No divertido quadro "Isto é Dantesco", criado por Dan Sister, na Band, Luís Fabiano inventou o "quatros". E o professor Rolando Melão, que é parecido com Santos Dumont, tentou defender o atacante, mas não teve jeito.  "Quatros jogos" não dá. Mas Fabuloso está perdoado. Voltou agora ao país. Está se adaptando.

* "O Gol, o Grande Momento do Futebol", também da Band, exibiu uma sensacional matéria com o repórter Luiz Ceará na Vila Belmiro em 1986. O gramado era um pasto. Mas agora é um dos melhores do Brasil. Méritos de Marcelo Teixeira e Luís Alvaro.

* Em breve, o KiGOL deverá relançar o "Detetive KiGOL". Ganha quem tiver melhor memória e conhecimento futebolístico. Também uma forcinha dos amigos será importante. 

Clique aqui e acesse o site do KiGol
No twitter: @RogMicheletti

Últimas do seu time