Dupla de irmãos disputa prova de 300 quilômetros no próximo sábado em Interlagos

Dupla de irmãos disputa prova de 300 quilômetros no próximo sábado em Interlagos

Os irmãos Nelsinho e Pedro Piquet, que pela primeira vez estarão dividindo um carro de competição, começaram a trabalhar nesta quinta-feira (4) no Autódromo de Interlagos, que será palco da primeira etapa de endurance da Porsche GT3 Cup Challenge (300 quilômetros), que acontece no próximo sábado (6), a partir das 15h (horário de Brasília).

Os pilotos participaram de um treino opcional para os primeiros ajustes do Porsche #45 cujo engenheiro responsável é o experiente Eduardo Bassani, que também atua na Stock Car.

Aos 18 anos, Pedro, que compete regularmente no campeontao da F3 Europeia pela equipe Van Amersfoort Racing (é seu ano de estreia), já guiou o carro da Porsche Cup em diversas oportunidades, sempre em que o evento não conflitou com suas atividades na F3, tanto quando esteve na categoria brasileira (2014 e 2015), quanto no ano em curso, na Europa. Aliás, em 2014, aos 16 anos, tornou-se o mais jovem vencedro da história da Porsche GT3, na prova que foi preliminar do GP do Brasil de Fórmula 1.

Pedro falou ao Terceiro Tempo sobre a experiência em disputar pela primeira vez uma prova de duração mais longa, justamente dividindo o carro com seu irmão Nelsinho, este com larga experiência em corridas de endurance, entre elas as do WEC (Campeonato Mundial de Endurance), onde compete pela Rebellion, única equipe privada da principal categoria, a LMP1, ao lado do francês Nicolas Prost e do alemão Nick Heidfeld. Nelsinho também é piloto da F-E, categoria pela qual conquistou o título da primeira temporada, no biênio 2014-2015.

"As corridas que eu fiz de Porsche tinham geralmente 25 minutos e você já sente o pneu `acabando´, no final ficava difícil. Como essa é uma corrida de longa, você vai andar 40 minutos em cada `perna´você precisa ser um pouco mais cauteloso, não pode forçar muito o carro, mas mesmo assim tentar andar rápido, não pode passear na pista, os treinos livres serão um pouco para testar isso, fazer umas saídas mais longas para ver o que acontece com o pneu, se ele acaba bem rápido, ou continua andando rápido até o final", avaliou Pedro.

Nelsinho Piquet, que depois da prova do próximo sábado embarca para os Estados Unidos para disputar a prova no circuito misto de Mid-Ohio da Nascar (pela Xfinity Series),  com um Ford Mustang, encara a prova da Porsche como uma oportunidade interessante em competir ao lado do irmão por uma categoria que considera muito boa.

"Estou tranquilo, será uma corrida legal, graças a Hero (patrocinador, aplicativo de segurança digital da FS), que nos deu a oportunidade de fazer isso, será uma diversão, obviamente para andar bem, uma categoria super legal, carros de corrida muito bem feitos, de verdade, provavelmente a melhor categoria que o Brasil tem em termos de qualidade, nível de competição, carros feitos todos na Alemanha, nenhuma parte nacional no carro, acho que isso que o Dener (Pires, organizador da categoria) consegue fazer é impressionante, com grids cheios, quase 30 carros não é um negócio fácil", elogiou Nelsinho, que em 2006 venceu uma histórica corrida de longa duração na mesma pista de Interlagos, as Mil Milhas, ao lado do seu pai, o tricampeão de F1 Nelson Piquet, do compatriota Helio Castroneves e do francês Cristophe Bouchut, que dividiram a condução de um Aston Martin.

Já estão confirmados 58 pilotos para prova, entre eles quatro ex-F1 (Nelsinho Piquet, Ricardo Zonta, Ricardo Rosset e o argentino Gastón Mazzacane) e oito competidores do atual grid da Stock Car (Cacá Bueno, Ricardo Mauricio, Ricardo Zonta, Sergio Jimenez, Allam Khodair, Diego Nunes, Lucas Foresti e Gabriel Casagrande).

Programação – Endurance 1 – Interlagos (atividades oficiais):

Sexta-feira, 5
13h15 – 13h55 – Treino livre 1 – Cup e Challenge
14h10 – 14h50 – Treino livre 2 – Cup e Challenge
15h – 15h40 – Briefing – Cup e Challenge
16h – 16h10 – Classificação 1 – Cup
16h20 – 16h30 – Classificação 2 – Cup
16h40 – 16h50 – Classificação 1 – Challenge
17h – 17h10 – Classificação 2 – Challenge
 
Sábado, 6
12h40 – 12h50 – Warm Up 1 – Cup e Challenge
13h – 13h10 – Warm Up 2 – Cup e Challenge
14h55 – Voltas de apresentação (2 voltas) – Cup e Challenge
15h – Largada – Cup e Challenge

CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE NELSINHO PIQUET NO PORTAL TERCEIRO TEMPO

Últimas do seu time