Um dos segmentos de forte crescimento comercial envolvendo as agremiações de futebol nos últimos anos é o de lojas oficiais, disponibilizando uma ampla linha de produtos, muito além de camisas, calções e meiões.
Copos, canecas, chaveiros, miniaturas de jogadores, chinelos e as requisitadas roupas infantis, incluindo aquelas para serem colocadas nas portas dos quartos das maternidades.
A "Inter Sport", loja oficial do Sport Club Internacional, tem em seu estoque bonecos de ex-jogadores como Figueroa. Além do zagueiro chileno, autor do emblemático "Gol Iluminado" na final do Brasileirão de 1975 diante do Cruzeiro, ídolos atuais também tem suas miniaturas, como D´Alessandro, Guiñazu e Índio.
A comercialização dos produtos é feita tanto nas lojas, sendo nove na capital gaúcha e outras 21 no interior, como pelo site, após o cliente fazer o preenchimento de um cadastro.
O rival Grêmio também disponibiliza sua linha de uniformes e uma ampla variedade de ítens, incluindo utilidades domésticas, como faqueiros, garrafas térmicas e pratos e até produtos de pet shop. São 13 lojas na capital e outras 15 entre interior e outros estados.
A "Todo Poderoso Timão", loja oficial do Corinthians, tem 44 lojas montadas na capital paulista, em shoppings e ruas, outras 57 no interior e mais oito em outros estados (quatro no Paraná, duas em Campo Grande-MS, uma em Minas Gerais e uma em Brasília).
Segundo o site das lojas corintianas, o investimento para quem quiser adquirir uma franquia varia de R$ 100 mil a R$ 200 mil, para quiosques e lojas, respectivamente, sem contar o espaço físico.
A chegada de Ronaldinho Gaúcho ao Atlético-MG deve impulsionar a comercialização de camisas nas seis unidades da "Loja do Galo", todas na capital, Belo Horizonte, e também vende através da internet.
No embalo do Dia dos Namorados, o Vasco da Gama apostou na sensualidade da atriz e torcedora cruzmaltina Desirée Oliveira, que atua no humorístico "Zorra Total?, da TV Globo, e que foi capa da revista Playboy de outubro de 2011, para divulgar uma linha de lingeries, disponível nas lojas oficiais do clube.
O São Paulo conta com a "São Paulo Mania", com dez lojas na capital paulista, nove no interior e uma em Campo Grande-MS.
A "Sao Store", do São Paulo Futebol Clube, está presente em quatro shoppings da capital paulista e também no Estádio do Morumbi. Além do espaço físico da "Sao Store", os torcedores do Tricolor Paulista tem a opção de compras on-line, pelo site tricolorshop.com.br.
Em números, as lojas físicas do Corinthians totalizam 109 pontos comerciais, contra 25 do São Paulo.
A rivalidade entre Corinthians e São Paulo se refletiu em um episódio que ultrapassou as questões meramente comerciais. O Shopping Ibirapuera, mesmo contando com uma loja da Sao Store não colocou obstáculos para a implantação da loja "Todo Poderoso Timão", ao contrário do Shopping Center Norte, que já tinha um espaço para a loja são-paulina e não aceitou a loja corintiana, alegando não querer lojas concorrentes.
A camiseta gremista para a porta do quarto da maternidade
Linha de desodorante e colônia do Corinthians
Figueroa, o zagueiro colorado tem sua miniatura à venda
A modelo Desirée Oliveira no lançamento da linha de lingerie do Vasco da Gama. Foto: Divulgação
Leia as outras matérias de Negócios do Esporte:
Os custos de uma Copa do Mundo
Nos uniformes, grande rentabilidade para clubes e fornecedores
São Paulo piora no 2º tempo? Números negam tese em meio a jejum de vitórias
22/07/2019Está no caminho? Desempenho agrada corintianos, que agora querem resultados
22/07/2019Súmula ignora, mas copo atirado em Gabigol pode dar punição ao Corinthians
21/07/2019Corinthians e Flamengo empatam em jogo de defesas e muito VAR em Itaquera
21/07/2019Luis Fabiano: "Falam que tenho a cara do Corinthians. É um respeito legal"
21/07/2019