Equipe mineira chegou à fase final, um triangular, e derrotou São Paulo e Botafogo-RJ

Equipe mineira chegou à fase final, um triangular, e derrotou São Paulo e Botafogo-RJ

Considerado o primeiro Campeonato Brasileiro até 2010, quando a CBF unificou os títulos nacionais anteriores a este ano, e efetivando a Taça Brasil de 1959 como o inaugural, ainda assim o torneio disputado um ano após a Copa do Mundo do México até hoje é uma marca representativa do futebol do Brasil. 

Ás vésperas de mais um Campeonato Brasileiro, que se inicia no próximo sábado (13), vale a lembrança daquilo que aconteceu no torneio disputado em 1971, ocasião em que o  Atlético-MG, então comandado por Telê Santana,levantou a taça.

OS PARTICIPANTES

Por ordem alfabética, os 20 clubes que disputaram o Campeonato Brasileiro de 1971: 

América-RJ, América-MG, Atlético-MG, Bahia, Botafogo-RJ, Ceará, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Portuguesa, Santa Cruz, Santos, São Paulo, Sport Recife e Vasco da Gama.

NADA DE PONTOS CORRIDOS...

Embora com o mesmo número de participantes do atual Brasileirão (20 cllubes) o certame disputado em 1971 não era disputado por pontos corridos, modelo em voga desde 2003.

TRÊS FASES

1ª fase: foram formados duas chaves com dez clubes cada. Porém, todos jogavam contra todos em um único turno, inicialmente contra os clubes de seu grupo e depois do outro. Passavam para a fase seguinte os seis primeiros de cada chave.

QUEM PASSOU...

Peo Grupo A, avançaram, pela ordem: Corinthians, Cruzeiro, Internacional, Coritiba, Palmeiras e Vasco da Gama.

Pelo Grupo B, avançaram, pela ordem: Grêmio, Atlético-MG, América-RJ, Santos, Botafogo-RJ e São Paulo.

SE FOSSE POR PONTOS CORRIDOS...

Se o Brasileirão de 71 tivesse terminado após esta fase, o Corinthians seria o campeão com 26 pontos, três a mais que o Grêmio, segundo colocado. As duas equipes mineiras vieram na sequência, o Cruzeiro em terceiro e o Atlético-MG em quarto.

2ª fase: foram formados três grupos com quatro clubes cada, com jogos em dois turnos. Um classificado de cada grupo avançou, no caso, São Paulo (Grupo A), Atlético-MG (Grupo B) e Botafogo-RJ (Grupo C).

3ª fase: o momento derradeiro do campeonato foi disputado em um triangular, em única fase, com os seguintes resultados:

12/12/1971 (Mineirão): Atlético-MG 1 x 0 São Paulo - gol de Odair. 

15/12/1971 (Morumbi): São Paulo 4 x 1 Botafogo-RJ  - gols de Forlan, Terto (dois) e Toninho Guerreiro para o São Paulo e Nei Oliveira para o Botafogo.

19/12/1971 (Maracanã): Botafogo-RJ 0 x 1 Atlético-MG - gol de Dario.

FALANDO EM DARIO...

O atleticano Dadá Maravilha, goleador nato e figura ímpar pos sua irreverência e bom humor, foi o artilheiro do Campeonaot Brasileiro de 1971, com 15 gols. Mirandinha (Corinthians) foi o vice, com 11 gols. Na sequência, empatados com dez tentos, Rivellino (Corinthians) e Toninho Guerreiro (São Paulo). 

FALANDO EM GOLS...

Mesmo sem ter avançado à fase final, o Corinthians foi a equipe que mais gols marcou no Brasileiro de 71, com 29. 

Reunidos após a conquista do título, estes foram os 11 jogadores do Atlético-MG que iniciaram a partida contra o Botafogo em 19 de dezembro de 1971 no Maracanã, dia em que o clube mineiro conquistou o Brasileirão. Em pé, da esquerda para a direita: Renato, Humberto Monteiro, Grapete, Vanderlei Paiva, Vantuir, Oldair e o técnico Telê Santana. Agachados: Ronaldo Drummond, Humberto Ramos, Dario, Lola e Tião. Foto: Divulgação

 

ABAIXO, COM NARRAÇÃO DO SAUDOSO LUIZ NORIEGA, O GOL DE DARIO QUE DEU AO ATLÉTICO MINEIRO O TÍTULO BRASILEIRO DE 1971. DADÁ MARCOU DE CABEÇA, APÓS BELA JOGADA DE HUMBERTO RAMOS PELA ESQUERDA

Últimas do seu time