Essa musculatura lisa do trato respiratório é responsável pelos movimentos pulmonares que acomodam a respiração

Essa musculatura lisa do trato respiratório é responsável pelos movimentos pulmonares que acomodam a respiração

Na semana passada descemos pelo trato respiratório até os bronquíolos respiratórios onde a musculatura lisa é exuberante.Vimos que a asma brônquica na verdade deveria ser denominada de asma bronquiolar.

Esses bronquíolos respiratórios podem ser considerados como bronquíolos terminais,em cujas paredes encontram- se os alvéolos pulmonares,local propriamente dito das trocas gasosas.

Os alvéolos são expansões saculiformes da parede desses bronquíolos. Esse epitélio (pneumócitos) que reveste os alvéolos é o responsável por essas trocas.

Os ductos alveolares contínuos com os bronquíolos são longos e tortuosos e iniciam a porção respiratória.

Entre a abertura de dois alvéolos (ou saco alveolar) existem fibras colágenas, elásticas emusculares e lisas, formando um coxim espessado. Ressaltamos que as fibras musculares lisas dispõem se circundando a abertura de um alvéolo, mas não se estendem por suas paredes.As fibras colágenas e elásticas é que formam a sustentação desses septos alveolares.                              

Ressaltamos novamente que os ductos alveolares são os últimos segmentos que possuem fibras musculares lisas. Essa musculatura lisa do trato respiratório é responsável pelos movimentos pulmonares que acomodam a respiração e é inervada pelo sistema nervoso autônomo, por esse motivo as emoções humanas exercem tanta influência na sua fisiologia. A asma é o melhor exemplo, os jovens asmáticos costumam sarar quando adquirem maturidade emocional suficiente para enfrentar as dificuldades da vida.

Em 1993, ano 5,número 4, publicamos no JORNAL DA ASMA, último parágrafo: "E no palco da vida,todo esforço da busca deve ter um retorno.A procura da inspiração do asmático que,embora em minutos,pareça inacessível,é não deixar que o ar escape pelos bastidores,que os pulmões não deixem de contracenar e as cortinas desse palco sempre se abram para novas emoções. É a busca fugaz para preservar um espetáculo que tem que continuar....O SOPRO DA VIDA".                 

Na semana que vem começaremos a descrever os músculos lisos do trato digestivo.

Até lá, se Deus quiser.
Abraço!
Beny Schmidt

Últimas do seu time