Morreu na manhã desta terça-feira (19), o ex-volante Vitor Hugo, campeão gaúcho com o Grêmio em 1977, 1979 e 1980, com passagem, entre outros, pelo Palmeiras. Ele estava com 73 anos, residindo em João Pessoa (PB). A causa da morte não foi divulgada.
Ainda não há informações acerca dos cerimoniais fúnebres.
Gaúcho de Porto Alegre, onde nasceu em 21 de maio de 1952, Vitor Hugo Barros profissionalizou-se pelo Internacional (RS) em 1970, permanecendo no clube do Beira-Rio até 1975.
Durante este período no Inter, esteve no Esportivo de Bento Gonçalves por empréstimo, e foi contratado em definitivo pelo Coritiba em 1975. Em 1976 integrou o elenco do Juventude (RS), quando finalmente chegou ao Olímpico para defender o Grêmio, entre 1976 e 1980.
Sua passagem pelo Palmeiras foi nas temporadas de 1981 e 1982, onde conquistou a a Taça de Prata, que levou o clube para a Taça de Ouro em 1981.
Apesar do bom retrospecto em sua trajetória nos gramados, Vitor Hugo não tinha mais ligação com o futebol por entender não ter sido um jogador relevante. Foi o que ele comentou em declaração ao Portal Tempo nos anos 2000.
"Futebol passou, não diz mais nada para mim. Quero distância desse meio. Não vejo mais jogos. Fui um jogador medíocre e acredito que tenha gente muito mais importante do que eu para ser mencionada no site do Milton Neves, a quem eu mando um abraço", disse Vitor Hugo ao Portal Terceiro Tempo.
De qualquer forma, o modesto e agora saudoso Vitor Hugo ficou marcado por uma grande atuação, em seus ttempos de Grêmio, em um amistoso contra o Argenitnos Juniors em 26 de junho de 1980, em Porto Alegre, no extinto Estádio Olímpico.
O Grêmio venceu a partida por 1 a 0, gol de Jorge Leandro, e Vitor Hugo foi o destaque da partida, anulando o jovem Maradona, então aos 19 anos, que já tinha todos as qualidades do craque notável que se tornou.
Vitor Hugo ainda defendeu o Caxias (RS), Aimoré (RS), teve um retorno ao Esportivo (RS) e encerrou sua carreira em 1986, pelo Botafogo da Paraíba.
Também foi treinador, incluindo uma passagem pelo Auto Esporte Clube, onde foi campeão paraibano em 1987.
POSTAGENS DE EX-CLUBES EM QUE ELE TRABALHOU
O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense divulgou nota nesta terça-feira (19) lamentando a morte de seu ex-atleta, que segue abaixo, na íntegra:
É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de Vitor Hugo, ocorrido na manhã desta terça-feira. O ex-volante foi tricampeão Gaúcho pelo Clube e deixou sua marca no histórico título estadual de 1977. O Grêmio se solidariza e deseja força aos familiares, amigos e torcedores.
O Auto Esporte Clube, da Paraíba, clube em que Vitor Hugo trabalhou como treinador e foi campeão estadual em 1987, também prestou homenagem ao profissional.
É com profundo pesar que o Auto Esporte Clube comunica o falecimento de Vitor Hugo, técnico Automobilista Campeão Paraibano em 1987. Neste momento de dor, desejamos muita força aos familiares e amigos. Descanse em paz!
Achados & Perdidos: Primeiro encontro entre Palestra Itália e Santos, há 110 anos, teve goleada do time praiano
03/10/2025Morre Edu Manga, ex-meia do Palmeiras, aos 58 anos
03/10/2025No Dia Mundial do Dentista, conheça Mário Trigo, que cuidou dos atletas do Brasil em quatro Copas do Mundo
03/10/2025F1: Piastri reage com força e lidera a sexta-feira em Singapura
03/10/2025Achados & Perdidos: Em 2015, Milton Neves no Brasil Sport Market, ao lado do então presidente do Flamengo
03/10/2025