Saneyev foi um dos maiores vencedores do salto triplo em todos os tempos

Saneyev foi um dos maiores vencedores do salto triplo em todos os tempos

O esporte mundial perdeu uma de suas grandes lendas na última segunda-feira (3). Morreu em Sidney, Austrália, Viktor Danilovich Saneyev, um dos maiores vencedores do salto triplo em todos os tempos. Saneyev nasceu na Geórgia e competiu durante toda a sua carreira pela União Soviética. 

Nascido em 3 de outubro de 1945 em Sukhumi, na Geórgia (que ainda fazia parte da antiga União Soviética), Saneyev começou a competir no salto triplo no início dos anos 60. Em 1968, ganhou a medalha de ouro nas Olimpíadas da Cidade do México e estabeleceu na competição um novo recorde mundial para a modalidade: 17m39. 

Em 1972, nos jogos de Munique, levou o ouro mais uma vez e bateu o próprio recorde, alcançando desta vez 17m44. Esta marca acabou sendo quebrada por João do Pulo em 1975, nos Jogos Pan-Americanos do México, quando o brasileiro atingiu assombrosos 17m89. 

Nos jogos de Montreal, em 1976, levou mais uma vez a medalha de ouro. Já em 1980, em Moscou, ficou com a prata, enquanto o ouro ficou com o também soviético Jaak Uudmäe. A prova é muito contestada, principalmente pela mídia brasileira, que afirma que os árbitros da competição, todos soviéticos, teriam “queimado" dois saltos perfeitos de João, possivelmente acima dos 18m. 

Após encerrar sua carreira, Saneyev mudou-se para a Austrália, onde acabou falecendo. 

 

Últimas do seu time