Morre Léo Batista, a 'Voz Marcante' do microfone brasileiro
Morre Léo Batista, a 'Voz Marcante' do microfone brasileiro
Por Marcos Júnior Micheletti - 19/01/2025 16:00
João Baptista Bellinaso Neto, o Léo Batista, uma das mais conhecidas vozes ligadas ao esporte no Brasil, morreu neste domingo (19), aos 92 anos. Ele estava internado no Rios D´Or, em Jacarepaguá, Zona Sul do Rio de Janeiro, e seu estado de saúde foi agravado por conta de uma trombose e de um tumor no pâncreas. Ainda não há informações acerca dos cerimoniais fúnebres.
Um dos mais conhecidos jornalistas da televisão brasileira, Léo Batista, natural da cidade paulista de Cordeirópolis, onde nasceu em 22 de julho de 1932, começou sua carreira como muitos meninos das pequenas cidades brasileiras, no serviço de alto falantes de seu município.
Depois, trabalhou na rádio de Cordeirópolis, para em 1952 mudar-se para o Rio de Janeiro, iniciando sua trajetória pela Rádio Globo, como locutor e redator de um dos mais icônicos programas da emissora carioca,"O Globo no Ar".
Na sequência, Léo Batista especializou-se nas locuções esportivas, e sua primeira incursão na televisão foi em 1955, no "Jornal Pirelli", da TV Rio, para em 1970 ser convocado para compor a equipe esportiva da TV Globo na Copa do Mundo do México.
Ao longo de mais de cinco décadas de trabalho na TV Globo, Léo Batista passou pelo "Jornal Hoje", "Esporte Espetacular", "Placar Eletrônico" e "Fantástico", entre outros.
No dia 27 de junho de 2021, João Batista Belinasso Neto, o Léo Batista (apresentador de TV e locutor esportivo), participou no "Domingo Esportivo" da Rádio Bandeirantes, então comandado por Milton Neves