Em 2003, bebendo o leite da vitória no oval mais famoso do mundo. Foto: Divulgôação

Em 2003, bebendo o leite da vitória no oval mais famoso do mundo. Foto: Divulgôação

Morreu nesta sexta-feira (29), vítima de um ataque cardíaco, o ex-piloto Gil de Ferran, bicampeão da IndyCar de forma consecutiva, em 2000 e 2001, e vencedor das 500 Milhas de Indianápolis na edição de 2003, todos triunfos conquistads pela Penske. Gil de Ferran, que era francês de nascimento, estava com 56 anos.

Ele estava guiando um carro ao lado de seu filho, em um circuito particular em Opa-locka, na Flórida quando se sentiu mal e parou o veículo na entrada dos boxes. Ele chegou a ser reanimado e levado com vida a um hospital mas não resistiu. Ainda não há detalhes acerca das cerimônias fúnebres. Era casado com Angela, com quem teve dois filhos: Anna e Luke.

Ele morava em Ford Lauderdale, na Flórida, e trabalhava como diretor esportivo da McLaren desde 4 de julho de 2018.

Gil de Ferran chegou ao Brasil aos quatro anos de idade, adotando a nacionalidade brasileira. Era filho do Flho do engenheiro Luc de Ferran, que trabalhou por quase quatro décadas na Ford do Brasil, tendo sido o responsável pela criação de diversos modelos da montadora norte-americana no País, como o Corcel II, Del Rey, Pampa, Escort, Fiesta, Ford Ka, Courrier e o consagrado motor Rocan, adotado em diversos modelos.

Gil de Ferran competiu entre 1995 e 2003 pela Indy, tendo vencido 12 provas e conquistando 21 poles em 160 GPs disputados.

Gil de Ferran, bicampeão da Indy, Nelson Piquet, tricampeão da F1 e Emerson Fittipaldi, bicampeão da F1 e campeão da Indy em 12 de julho de 2013, no Festival de Goodwood, na Inglaterra. Nelson Piquet está a bordo da Brabham BT-52 com motor BMW-turbo, modelo com o qual conquistou o título de 1983. Foto: Facebook de Emerson Fittipaldi

Gil de Ferran, bicampeão da Indy, Nelson Piquet, tricampeão da F1 e Emerson Fittipaldi, bicampeão da F1 e campeão da Indy em 12 de julho de 2013, no Festival de Goodwood, na Inglaterra. Nelson Piquet está a bordo da Brabham BT-52 com motor BMW-turbo, modelo com o qual conquistou o título de 1983. Foto: Facebook de Emerson Fittipaldi


Em 2011, Tony Kanaan e Gil de Ferran. Na ocasião, Tony foi anunciado como piloto da equipe de Gil na Indy, mas o acordo acabou não sendo fechado por falta de patrocínios. Foto: UOL

Em 2011, Tony Kanaan e Gil de Ferran. Na ocasião, Tony foi anunciado como piloto da equipe de Gil na Indy, mas o acordo acabou não sendo fechado por falta de patrocínios. Foto: UOL


Em 12 de março de 2010, fim de semana da 1ª edição da São Paulo Indy 300, no Anhembi. Foto: Marcos Júnior/Portal TT

Em 12 de março de 2010, fim de semana da 1ª edição da São Paulo Indy 300, no Anhembi. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal Terceiro Tempo


No Anhembi, como chefe de sua própria equipe (a De Ferran Dragon Racing), na coletiva com a imprensa em 12 de março de 2010, para a 1ª edição da São Paulo Indy 300. Foto: Marcos Júnior/Portal TT

No Anhembi, como chefe de sua própria equipe (a De Ferran Dragon Racing), na coletiva com a imprensa em 12 de março de 2010, para a 1ª edição da São Paulo Indy 300. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal Terceio Tempo


Em 2003, posando em seu Penske-Panoz-Toyota, ao lado do troféu pela vitória nas 500 Milhas de Indianápolis. Foto: UOL

Em 2003, posando em seu Penske-Panoz-Toyota, ao lado do troféu pela vitória nas 500 Milhas de Indianápolis. Foto: UOL


Em 2003, Gil de Ferran e a tradicional garrafa de leite, imagem de todos os pilotos que vencem as 500 Milhas de Indianápolis. Foto: UOL

Em 2003, Gil de Ferran e a tradicional garrafa de leite, imagem de todos os pilotos que vencem as 500 Milhas de Indianápolis. Foto: UOL


No cockpit de seu Penske no fim de semana das 500 Milhas de Indianápolis de 2003, ano em que venceu a prova. Foto: UOL

No cockpit de seu Penske no fim de semana das 500 Milhas de Indianápolis de 2003, ano em que venceu a prova. Foto: UOL


Gil de Ferran venceu as 500 Milhas de Indianápolis pela Penske (chassi Panoz e motor Toyota). Foto: UOL

Gil de Ferran venceu as 500 Milhas de Indianápolis pela Penske (chassi Panoz e motor Toyota). Foto: UOL


Pela equipe Penske, disputando as 500 Milhas de Indianápolis em 2003, ano em que venceu no oval mais famoso do mundo. Foto: UOL

Pela equipe Penske, disputando as 500 Milhas de Indianápolis em 2003, ano em que venceu no oval mais famoso do mundo. Foto: UOL


Em 14 de fevereiro de 2019, Gil de Ferran durante a apresentação do MCL34, carro da McLaren para a temporada de 2019 da F1. Foto: Reprodução/YouTube

Em 14 de fevereiro de 2019, Gil de Ferran durante a apresentação do MCL34, carro da McLaren para a temporada de 2019 da F1. Foto: Reprodução/YouTube


Em 14 de fevereiro de 2019, Gil de Ferran ao lado de Zak Brown durante a apresentação do MCL34, carro da McLaren para a temporada de 2019 da F1. Foto: Reprodução/YouTube

Em 14 de fevereiro de 2019, Gil de Ferran ao lado de Zak Brown durante a apresentação do MCL34, carro da McLaren para a temporada de 2019 da F1. Foto: Reprodução/YouTube


Lucas Okada, Gil de Ferran e Enzo Prando em 16 de novembro de 2016, na sede da equipe McLaren, em Woking, na Inglaterra, ocasião em que os jovens pilotos, campeão e vice-da Seletiva de Kart Petrobras, conheceram as instalações da escuderia inglesa. Foto: Fábio Oliveira/Radical Motors

Lucas Okada, Gil de Ferran e Enzo Prando em 16 de novembro de 2016, na sede da equipe McLaren, em Woking, na Inglaterra, ocasião em que os jovens pilotos, campeão e vice-da Seletiva de Kart Petrobras, conheceram as instalações da escuderia inglesa. Foto: Fábio Oliveira/Radical Motors


Gil de Ferran, no cockpit de seu F3 em 1991, em Silverstone. Ao lado, seu então chefe de equipe, Eduardo Bassani. Foto: arquivo pessoal de Eduardo Bassani

Gil de Ferran, no cockpit de seu F3 em 1991, em Silverstone. Ao lado, seu então chefe de equipe, Eduardo Bassani. Foto: arquivo pessoal de Eduardo Bassani


O empresário (e também piloto) Andre Duek ao lado de Gil de Ferran nos Estados Unidos, em 15 de setembro de 2017. Foto: arquivo pessoal de Andre Duek

O empresário (e também piloto) Andre Duek ao lado de Gil de Ferran nos Estados Unidos, em 15 de setembro de 2017. Foto: arquivo pessoal de Andre Duek


Em 29 de maio de 2017, Fernando Alonso e Gil de Ferran trocaram capacetes. O brasileiro orientou o espanhol nas 500 Milhas de Indianápolis daquele ano. Foto: Instagram de Fernando Alonso

Em 29 de maio de 2017, Fernando Alonso e Gil de Ferran trocaram capacetes. O brasileiro orientou o espanhol nas 500 Milhas de Indianápolis daquele ano. Foto: Instagram de Fernando Alonso


Em 03 de maio de 2017, acompanhado o primeiro teste de Fernando Alonso na Indy, no oval de Indianápolis. Foto: Reprodução/IndyCar

Em 03 de maio de 2017, acompanhado o primeiro teste de Fernando Alonso na Indy, no oval de Indianápolis. Foto: Reprodução/IndyCar


O brasileiro Gil de Ferran orientando Fernando Alonso para o primeiro teste do espanhol com um carro da Indy no oval de Indianápolis, em 03 de maio de 2017. Foto: Reprodução/IndyCar

O brasileiro Gil de Ferran orientando Fernando Alonso para o primeiro teste do espanhol com um carro da Indy no oval de Indianápolis, em 03 de maio de 2017. Foto: Reprodução/IndyCar


Gil de Ferran participa do programa Super Motor, do BandSports, apresentado por Celso Miranda, em 23 de fevereiro de 2017. Imagem: Reprodução

Gil de Ferran participa do programa Super Motor, do BandSports, apresentado por Celso Miranda, em 23 de fevereiro de 2017. Imagem: Reprodução

 
 
 
 

Últimas do seu time