Morre André Catimba, autor do gol do título gaúcho do Grêmio em 1977
Morre André Catimba, autor do gol do título gaúcho do Grêmio em 1977
Por Redação Terceiro Tempo - 28/07/2021 15:23
Morreu nesta quarta-feira (28), em Salvador, o ex-atacante André Catimba, autor do gol do título gaúcho do Grêmio em 1977. A causa da morte do ex-jogador, que tinha 74 anos, ainda não foi divulgada.
"Perdemos hoje um dos grandes heróis da nossa história. André Catimba vestiu nossas cores nos anos 70 e tornou-se imortal na conquista do título Gaúcho de 1977, bem como por sua tentativa de cambalhota para comemorar o gol da vitória. Descanse em paz, Catimba”, lamentou o Grêmio em suas redes sociais.
Um gesto pode imortalizar um jogador na memória dos torcedores. Foi o que aconteceu com Carlos André Avelino de Lima, o André Catimba.
Apesar de ter tido grandes momentos no Vitória e no Grêmio, o atacante ficou nacionalmente conhecido por sua desastrosa comemoração de gol na final do Campeonato Gaúcho de 1977.
O fato curioso aconteceu logo após o gol contra o Internacional. Na comemoração, André executou mal um salto mortal e por pouco não se machucou gravemente. Até hoje, a imagem (veja o vídeo abaixo) do salto infeliz de André Catimba é mostrada na televisão.
Nascido em Salvador (BA), no dia 30 de outubro de 1946, André começou a carreira nos juvenis do Vitória, equipe que defendeu de 1972 a 1975. Pelo rubro-negro baiano, ele foi autor de um gols na final contra o Bahia, pelo estadual de 1972, ano no qual o Vitória foi campeão.
Em 1976, André foi contratado pelo Guarani e no ano seguinte já estava jogando no Grêmio, que foi dirigido por Telê Santana em 1977. O Tricolor Gaúcho, que contava com o ponta-esquerda Éder Aleixo, o meia Yura e outras feras, disputou o título gaúcho com o Inter e venceu por 1 a 0, gol de Catimba.
André defendeu o Grêmio até 1979 e depois jogou pelo Bahia e Boca Juniors, da Argentina.