Siga o jornalista no twitter @eddycalabresComecei a acompanhar o esporte em 1980.
Tenho lembranças da excepcional seleção brasileira de vôlei de Bebeto de Freitas, vi brilhantes comandantes Bernardinho e Zé Roberto Guimarães, do basquete brasileiro comandado por Ary Vidal, com Oscar e Marcel, claro da esquadra verde e amarela de Telê Santana, de Maradona, Van Basten, Zico, Sócrates, Ronaldo Fenômeno, Romário, Roberto Baggio, Hortência, o armador do Lakers, Magic Johnson, Carl Lewis, Usain Bolt, Rosa Motta, Serguei Bubka, Karch Kirally e muitos outros.
Mas ninguém chegou tão próximo a perfeição como o ala Michael Jordan do Chicago Bulls.
Podia desvairar uma série de números a favor do mais famoso camisa 23.
Muito provavelmente o que o levou a glória, foi a sua relação com o fracasso.
Pois não tinha medo de errar, mas não se descuidava fisicamente, taticamente, era completo, pensava na equipe e tecnicamente não há o que dizer e comparar.
O que mais entusiasmava em ver o eterno astro da NBA, além de sua qualidade técnica, foi sua motivação diária, a maturidade e o comportamento com os companheiros de time.
Michael Jordan chegou ao status de "mito? e "lenda? do esporte, no mesmo altar que estão Pelé e Muhammad Ali, esses últimos, infelizmente não vi em ação.
Abaixo frases do agora cinqüentão, Michael Jordan que o definem:
"Tenho uma história cheia de falhas e fracassos. Por isso sou um sucesso?
"Eu errei mais de 9.000 arremessos na minha carreira. Perdi quase 300 jogos. Em 26 oportunidades, confiaram em mim para fazer o arremesso da vitória e eu errei. Eu falhei muitas e muitas vezes na minha vida. E é por isso que tenho sucesso.?
"Se você está tentando alcançar algo, haverá bloqueios. Eu os encontrei, todo mundo os encontrou. Mas obstáculos não podem te parar. Se você topar com uma parede, não vire e desista. Descubra como escalá-la, passe por ela, trabalhe nisso.?