Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Jogadores que foram afetados pela guerra entre Ucrânia e Rússia teriam de voltar aos seus clubes até o dia 30 de junho pela cláusula da Fifa, mas a entidade decidiu ampliar o tempo de contrato por mais um ano, podendo ficar até junho de 2024.

Jogadores brasileiros, como o meia Maycon do Corinthians, o zagueiro Vitão do Internacional e o atacante Pedrinho do Atlético-MG, que estão emprestados junto ao Shakhtar Donetsk devido aos efeitos da guerra, serão afetados pela determinação. A Fifa decidiu que os jogadores emprestados para outros clubes teriam de que voltar ao seu clube até o dia 30 de junho deste ano, mas agora eles tiveram o direito de prolongar o empréstimo por mais um ano.

O futebol na Ucrânia está paralisado desde o início da guerra, e o Shakhtar Donetsk teve de disputar seus jogos da Champions League na Polônia por questões de segurança.

Alguns jogadores que vieram para o Brasil com o contrato de empréstimo pela guerra já retornaram ao clube Russo ou em outros casos os jogadores foram comprados em definitivo pelo clube Brasileiro, como o caso de Wanderson no Internacional, Pablo no Flamengo e Júnior Moraes e Yuri Alberto no Corinthians.

Os clubes tinham direito de trazer três jogadores por empréstimo utilizando a cláusula da guerra.

Últimas do seu time