Brasileiro liderava as 12 Horas de Sebring. Foto: José Mário Dias/Divulgação

Brasileiro liderava as 12 Horas de Sebring. Foto: José Mário Dias/Divulgação

Foram alguns minutos de tensão até que o piloto brasileiro Pipo Derani conseguisse deixar o cockpit de seu carro (Cadillac V-Series) que capotara durante a disputa da 72ª edição das 12 Horas de Sebring no último sábado (16), prova que ele liderava após ter largado da pole.

Derani tinha à sua frente um carro mais lento, uma Ferrari da classe GTD, quando tentou a manobra, mas os dois acabaram se tocando e Derani entrou na área de escape e bateu com violência na proteção de pneus, provocando o capotamento que impossibilitava a abertura da porta. Derani passou pelo centro médico do autódromo e foi liberado em seguida, sem ferimentos. 

Ele dividia a condução do carro com os britânicos Jack Aitken e Tom Blomqvist.

“O Dallara Cadillac é um carro muito forte. Foi um daqueles dias em que as coisas viram de cabeça para baixo, literalmente. Foi a primeira vez em que capotei numa corrida. Não foi uma sensação boa ficar de cabeça para baixo, até que conseguissem virar o meu carro. Felizmente, estou correndo em 2024 e não nos anos 60. Eu me senti bem, apenas um pouco irritado por tentar abrir a porta e não conseguir. Felizmente, deu tudo certo e a equipe de segurança foi muito rápida e eu estava dando sinais para eles de que eu estava bem", salientou Derani, atual campeão do IMSA, que lamentou o ocorrido justamente por estar com boa margem de vantagem para o segundo colocado.

“Foi uma pena, porque tínhamos realmente um carro muito forte e nossa corrida vinha sendo muito sólida. Mas não havia nada que eu pudesse fazer e o muro veio muito rápido. No momento, em que bati nos pneus sabia que a corrida tinha acabado. Eu estava 12 segundos à frente e estava tudo tranquilo. Ultrapassamos milhares e milhares de carros. É um daqueles momentos em que talvez ele não tenha me visto, escorregou um pouco e lá estava o meu carro. Talvez eu estivesse esperando que ele mantivesse sua linha pela direita, eu vinha pela esquerda. É uma daquelas situações que acontecem e você não tem nenhuma chance de reação. Faz parte de correr numa categoria com várias classes”, explicou Derani", que contabiliza quatro vitórias nas 12 Horas de Sebring.

PRÓXIMO COMPROMISSO

Apesar do infortúnio na prova de Sebring, na Flórida, Pipo Derani e os companheiros de equipe Aitken e Blomqvist seguem na liderança do Campeonato Norte-americano de Endurance (que englobará as cinco provas longas da temporada deste ano) e estão em terceiro lugar no geral do IMSA. A próxima etapa está marcada para o dia 20 de abril, primeira prova Sprint da temporada, em Long Beach.

ABAIXO, NO VÍDEO DA TRANSMISSÃO DO SITE "GRANDE PRÊMIO", COM NARRAÇÃO DE GEFERSON KERN, O MOMENTO DA BATIDA QUE PROVOCOU O CAPOTAMENTO DO CADILLAC CONDUZIDO POR PIPO DERANI 

Com informações da fgcom


  

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE

 

Últimas do seu time