Corrida perfeita dos pilotos a bordo do protótipo AJR. Foto: Reprodução

Corrida perfeita dos pilotos a bordo do protótipo AJR. Foto: Reprodução

A dupla Vicente Orige/Gustavo Kiryla, com o protótipo AJR da equipe Motorcar, largou na pole e ficou com a vitória neste sábado (3), na terceira etapa do Império Endurance Brasil, o GP Aldo Pastore, as 4 Horas do Velopark, autódromo situado em Nova Santa Rita, na região metropolitana de Porto Alegre (RS).

Foi a primeira vitória de Orige e Kiryla com o AJR, que na etapa passada, em Curitiba, estiveram próximos do triunfo quando sofreram com um problema de câmbio. No ano passado, também pelo Império Endurance Brasil, a dupla contabilizou quatro abandonos que impediram vitórias, que finalmente chegou agora.

No mais curto traçado brasileiro, com apenas 2.278 metros, o tráfego foi uma constante e um desafio para os carros mais rápidos, das categorias P1 e GT3, que a todo instante precisavam negociar ultrapassagens, caso dos vencedor,es que cumpriram 224 voltas, recebendo a bandeira quadriculada com 35s812 de vantagem para o segundo colocado, o AJR #11 da dupla Lucas Kohl/Emilio Padron. Depois, em terceiro na classificação geral, a McLaren #16 da dupla Allam Khodair/Marcelo Hahn, pilotos da categoria GT3, que acabaram como vencedores da mesma.

Pela GT3, vitória da dupla Allam Khodair/Marcelo Hahn com McLaren. Eles terminaram em terceiro na classificação geral. Foto: Reprodução

ÚLTIMA HORA DA PROVA

Restando uma hora para o término da prova, Gustavo Kiryla tinha 37 segundos de vantagem para Allam Khodair quando foi aos boxes passar o carro #444 para que Vicente Orige completasse a prova. 

Em seguida, restando 55 minutos para o final, foi a vez de Khodair fazer sua parada e Marcelo Hahn assumir o comando do #16, voltando na segunda colocação geral e na liderança da GT3. Restando meia hora, Lucas Kohl assumiu o segundo lugar na classificação geral, superando Marcelo Hahn.

Restando 25 segundos, Kohl tirou a vonta de desvantagem para Orige e começou a imprimir um ritmo forte para tentar lutar pela vitória nos instantes finais.

Enquanto isso, pela GT3, Khodair liderava com oito segundos de vantagem para o Porsche de Ricardo Mauricio, segundo colocado.

Mas as posições não foram alteradas até o final e Orige/Kiryla foram os vencedores na classificação geral da prova, que prestou homenagem a Aldo Pastore, que morreu no último mês, vítima de covid-19. Ele era o CEO da Cronomap, empresa de cronometragem, responsável, inclusive, pelo sistema de tempos do Império Endurance Brasil.

PRÓXIMA ETAPA

No calendário do Império Endurance Brasil, que prevê oito etapas, a próxima delas acontece no dia 7 de agosto, em Interlagos.



      

  

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOUTUBE

Últimas do seu time