Parece que essa história pode começar a mudar

Parece que essa história pode começar a mudar

A manchete é dura, realista e machista, mas não por culpa desse blogueiro e sim por causa do sistema que impera há muito tempo na mídia do país. Vamos falar do segmento esportivo, mulheres ocupam diversos cargos, elas não foram treinadas para fazer um monte de coisa e mesmo assim arregaçam a manga e dão conta do recado. A mulher teve ao longo desses anos pouquíssimas oportunidades de narrar na TV ou no rádio.

Temos boas produtoras, apresentadoras, poucas comentaristas, repórteres, mas quando se fala de mulher narradora na TV parece que estamos falando de algo estranho ou em extinção, o que é um sinal forte de machismo. Parece que essa história pode começar a mudar, o receio é que a discussão em torno do empoderamento feminino e da igualdade de gêneros não passe de jogada de marketing.

Ano passado a Rádio Itatiaia de Belo Horizonte, emissora com mais de 80 anos de história, saiu na frente ao colocar uma estagiária como narradora. A repercussão levantou várias discussões, Isabelly Moraes seguiu narrando, deu entrevistas, virou manchete e segue trilhando seu caminho. O detalhe é que ficou só nesse exemplo ousado. Nenhuma grande emissora privada de rádio apostou em ter uma narradora. Mas será que existem meninas capacitadas para a função que sempre foi dos homens?

Afinal a mulher sempre foi colocada de lado no quesito narração de futebol. E o rádio, que revelou a maioria dos narradores que estão na tv, sempre foi uma escola, então porque não começar pelo dial?

Acredito que a situação pode mudar aos poucos, bem lentamente. É torcer para que realmente essa "moda" de ter uma narradora por um dia emplaque em contratações definitivas. Claro que existem meninas que sonham em ser narradoras profissionais, basta as empresas acreditarem e principalmente o consumidor do futebol deixar o machismo de lado.

Esporte Interativo terá narradora por UM DIA

O canal Esporte Interativo abriu as inscrições para o programa “A Narradora LAYS”, que escolherá uma brasileira para narrar um jogo da UEFA Champions League ao vivo. O projeto, vai premiar uma brasileira com uma proposta de contrato para integrar o time da emissora, que transmite com exclusividade os jogos do torneio europeu desde 2015. Grandes talentos do país poderão enviar seus vídeos de inscrição para o site http://anarradoralays.esporteinterativo.com.br/ até o dia 18 de março. As selecionadas irão para a fase final da competição, que será realizada no Rio de Janeiro. Uma competidora será eliminada por semana e a vencedora – eleita por um time de especialistas e colaboradores do canal – irá narrar uma partida das semifinais da UEFA Champions League, pelo Esporte Interativo, para todo o Brasil, direto do estádio na Europa.

O FOX Sports iniciou processo seletivo para escolher também narradoras de futebol. As locutoras que ganharem as vagas entrarão para a história, já que pela primeira vez, uma mulher vai narrar um jogo de Copa do Mundo na TV brasileira. Para participar do “Narra Quem Sabe”, as candidatas devem enviar um arquivo de áudio ou vídeo de pelo menos 5 minutos com a narração de um jogo de futebol para o e-mail narradora@fox.com até o dia 18 de março. O material será avaliado pela jornalista Vanessa Riche, líder e curadora do projeto na FOX Sports. Vanessa também conduzirá treinamentos e testes com as candidatas selecionadas na sede da emissora no Rio. O processo seletivo foi anunciado durante o ‘Boa Tarde FOX”, do canal FOX Sports. Informações sobre o processo estão disponíveis no site do canal. A FOX Sports vai transmitir os 64 jogos da Copa nos canais FOX Sports e FOX Sports 2, com 12 horas de transmissão por dia e programas ao vivo diretamente da Rússia. As vencedoras vão narrar no FOX Sports 2.

ESPN - Pioneira em narração feminina na tv do Brasil vai narrar apenas UM DIA

Luciana Mariano, que foi chamada de Luciana do Vale em virtude do seu casamento com o saudoso Luciano do Vale, foi a primeira mulher a narrar um jogo de futebol na TV brasileira, mais precisamente na TV Bandeirantes, que na época era conhecido como "Canal do Esporte". Nesta quinta-feira dia 8 de março, dia Internacional da Mulher, Luciana foi escalada para narrar a partida entre RB Leipzig e Zenit, pelas oitavas de final da Liga Europa, pela ESPN, a emissora divulgou vídeo com a narradora falando da homenagem.

Do BLOG: Nenhum responsável pelos canais deixou aberta a possibilidade da homenagem ou premiação de uma espécie de BBB de narradora esportiva virar contratação. Muito provavelmente outra ação de marketing só deve ser vista na mídia no próximo dia Internacional da Mulher de 2019 ou quem sabe em outra ação pontual da Champions ou Copa do Catar em 2022.

Últimas do seu time