Maioria esmagadora da população assistiu os jogos em preto e branco

Maioria esmagadora da população assistiu os jogos em preto e branco

Hoje, 11 de agosto, é o Dia da Televisão no Brasil, data em referência à Santa Clara, sua padroeira.

Até a Copa de 1966, apenas o rádio serviu de meio para que os brasileiros pudessem acompanhar os jogos, mas a partir de 1970 a televisão já estava presente, mas pouquíssimos tiveram a oportunidade de assistir os jogos em cores, uma vez que o sistema estava em sua fase inicial de implantação.

Três estados (São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília) tinham o sistema "PAL", que era o utilizado na Alemanha, mas com versão adaptada ao Brasil, que mais tarde se tornou "PAL-M".

Entre os privilegiados que puderam assistir jogos em cores da Copa disputada no México, em 1970, o ditador Emilio Garrastazu Médici, em seu gabinete presidencial.

Assim, quase a totalidade dos brasileiros viu os feitos de Pelé, Jairzinho. Tostão e todos os outros do escrete canarinho em preto e branco mesmo.


Maioria dos brasileiros viu Carlos Alberto Torres erguer a Jules Rimet em preto e branco. O dito "Milagre Econômico" não chegou a todos os lares do País. À direita, Wilson Piazza. Foto: Reprodução

 

1973, ANO DE INCREMENTO DAS TRANSMISSÕES EM CORES NO BRASIL

A partir de 1973, as transmissões em cores no Brasil começaram a ganhar força, ainda que os aparelhos de tevê tivessem preços muito acima da capacidade de compra da maior parte da população, afinal, o "Milagre Econômico" era uma propaganda enganosa, uma vez que o crescimento verificado aconteceu às custas de uma inflação anual entre 15% e 20% ao ano, aumento exponencial da dívida externa e péssima distribuição de renda.

Ainda assim, em 1974, na Copa da Alemanha, muitos conseguiram assisitr os holandeses sobrepujarem os brasileiros na segunda fase, 2 a 0, gols de Neeskens e Cruijff, resultado que eliminou o time de Zagallo do Mundial.

ABAIXO, ALGUNS MOMENTOS DE HOLANDA 2 X 0 BRASIL, EM 3 DE JULHO DE 1974, NA COPA DA ALEMANHA

Últimas do seu time