Ednilson Valia, fale com o jornalista clicando aqui ou no twitter: @eddycalabres
Clique nos nomes em itálico e negrito para conhecer as histórias dos personagens
O que é a Hemeroteca da Bola? Clique aqui e descubra
Yashin com seu manto preto
Toda criança tem o sonho de ser jogar de futebol. Entretanto, nenhuma quer ser goleiro, já que é a profissão mais ingrata do esporte. É raro um guardião das traves ser tratado como ídolo ou ser reconhecido internacionalmente.
Um deles foi a exceção. Lev Ivanovich Yashin, o famoso Aranha Negra, quebrou muitas regras durante sua carreira no esporte bretão. Nas décadas de 50 e 60, ele inovou e reinventou a posição de goleiro no futebol.
É fácil definir as características de um goleiro antes de Yashin e depois de Yashin. Antes dele, os arqueiros ficavam plantados debaixo das traves, não cortavam cruzamentos e não fechavam o ângulo do atacante.
Ele ensinou como um goleiro pode ser um líbero dentro de campo. O Aranha Negra não respeitava a pequena área, queria sempre sair dela, seja para fazer uma defesa, seja para posicionar seus zagueiros.
Além disso, ele sabia defender muito bem "em cima da linha", tinha bons reflexos e ótimo tempo de bola. Dizem que ele ficou de 1953 até 1958 sem levar um único gol jogando pelo Dínamo Moscou, além de ter pegado 150 pênaltis em toda sua carreira e dos 812 jogos que ele atuou, em 270 não foi vazado.
Em 1963, ele foi eleito o melhor jogador da Europa, sendo o único goleiro a ganhar tal prêmio até hoje. Na Copa de 1994, o troféu Lev Yashin foi dado ao melhor goleiro (o prêmio foi renomeado Luva de Ouro posteriormente) e, quatro anos depois, ele foi nomeado o goleiro do século XX.
Infelizmente, o Aranha Negra teve muitas complicações com a saúde. Em 1984, ele teve que amputar uma perna devido a um problema circulatório. Dois anos depois, sofreu um AVC e , em 1990, morreu por causa de um câncer no estômago.
Nesta quinta-feira, 20 de março, completam 24 anos de sua morte. Uma data que deve ser lembrada para todos os amantes do esporte. Um dia que todos devem lamentar a morte de um dos maiores gênios do futebol.
O Aranha Negra fazendo mais uma bela defesa
Fotos: Fifa