Brasileiro foi brilhante na prova norte-americana. Foto: Divulgação/IndyCar

Brasileiro foi brilhante na prova norte-americana. Foto: Divulgação/IndyCar

Com um final eletrizante, Helio Castroneves venceu as 500 Milhas de Indianápolis neste domingo (30), chegando ao quarto triunfo na mais emblemática prova do automobilismo mundial, após travar um duelo emocionante com o espanhol Alex Palou (Ganassi), que terminou em segundo lugar, a quase meio segundo atrás, nesta que foi a 105ª edição da corrida.

Aos 46 anos, Helinho iguala o feito de três norte-americanos, também tetracampeões nas 500 Milhas de Indianápolis: A.J. Foyt, Al Unser e Rick Mears.

Correndo pela Meyer Shank Racing, largando em oitavo, o brasileiro superou forças como Ganassi e Penske, notadamente entre as favoritas à vitória na prova.

Restando sete voltas para o final, a disputa foi definida entre Helinho e Palou, quando aqueles que se mantinham na pista (Felix Rosenqvist e Takuma Sato), esperando uma bandeira amarela que não os obrigasse a uma última parada para reabastecimento. Mas os dois não tinham combustível suficiente, e a duas voltas para o final Helinho tomou a ponta definitivamente, após várias trocas com Palou pela primeira colocação

Em terceiro, com uma grande permormance, o francês Simon Pagenaud (Penske), que largou em 23ª para terminar no pódio. Pato O´Ward foi o quarto, Ed Carpenter recebeu a bandeira quadriculada em quinto e Santino Ferrucci completou a lista dos seis primeiros.

O pole, Scott Dixon (Ganassi), enfrentou um problema durante pit-stop, quando o motor de seu carro apagou e demorou a ser reacionado. Ele até conseguiu se recuperar, mas finalizou apenas em 17º.

Dois incidentes obrigaram a entrada do safety-car, com bandeira amarela interrompendo a prova. Primeiro, com Stefan Wilson, que rodou na entrada dos boxes e bateu, e depois com Graham Rahal, que após seu reabastecimento e troca de pneus teve a roda traseira direita solta e chocou-se contra o muro. A roda chegou a ser acertada por Alex Rossi, mas felizmente de raspão, no bico do carro do piloto norte-americano.

Os outros dois brasileiros: Tony Kanaan (Ganassi), largando em quinto, foi o décimo, e o estreante Pietro Fittipaldi (Dale Coyne), que largou em 13º, finalizou em 25º.

PÚBLICO NAS ARQUIBANCADAS

Com a campanha de vacinação funcionando adequadamente nos Estados Unidos, as 500 Milhas de Indianápolis reuniram 135 mil espectadores nas arquibancadas do Indianápolis Motor Speedway, tornando-se o evento com maior público desde o início da pandemia do novo coronavírus.

500 MILHAS DE INDIANÁPOLIS - CLASSIFICAÇÃO FINAL - 15 PRIMEIROS COLOCADOS 


      

  

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOUTUBE

Últimas do seu time