Em breves pinceladas, o final do Mundial de Endurance e mais do esporte a motor

Em breves pinceladas, o final do Mundial de Endurance e mais do esporte a motor

Giro Rápido é um espaço dentro da home de automobilismo do Portal Terceiro Tempo. Nele, os fatos mais recentes do esporte a motor, de maneira direta e descontraída, sobre os principais campeonatos, pilotos, equipes, eventos, bastidores e boatos.

O temas de hoje: o título do mediano Mark Webber pela LMP1 do WEC, o bom ano de estreia de Pipo Derani, também no WEC, o GP de Macau de F3 e a esperança de Fernando Alonso em um ano melhor da McLaren-Honda.

Imagem/Giro Rápido: Lucas Franzini Micheletti

O australiano Mark Webber (no centro da foto), finalmente, comemorou um título no automobilismo. Ao lado de Brendon Hartley Timo e Bernhard, conquistou o WEC (Campeonato Mundial de Endurance) em seu segundo ano na categoria, a principal (LMP1) com o Porsche 919 Hybrid.

Aliás, entre as equipes, a Porsche nadou de braçadas. Superou a Audi em 80 pontos e a Toyota em 180.

Piloto mediano na F1, com nove vitórias (duas a menos que Barrichello e Massa) mesmo naquela Red Bull vencedora, sequer conseguiu ser vice-campeão. Foi terceiro colocado em 2010, 2012 e 2013. Foto: Divulgação

Ainda sobre o WEC, na categoria imediatamente abaixo, a LMP2, o brasileiro Pipo Derani terminou o campeonato na terceira colocação, em seu ano de estreia, dividindo o carro (Ligier JSP2 da equipe G-Drive Racing) com Gustavo Yacaman e Ricardo Gonzalez. O título ficou com o trio da mesma equipe, Julien Canal/Roman Rusinov/Sam Bird. Derani, que em 2013 foi meu entrevistado no Bella Macchina (aqui), quando competia pela F3 Inglesa, deve voltar em breve para contar como foi sua ótima temporada no WEC. Foto: Clement Marin/Divulgação

No GP de Macau da F3, domínio do sueco Felix Rosenqvist, que em 2015 conquistou o título da F3 Europeia, em sua quinta temporada consecutiva.

O único brasileiro na prova, o mineiro Sergio Sette Câmara, fez uma bela prova classificatória. Largou em sétimo e terminou em sexto. Na corrida, teve um pneu furado após um toque e ficou para trás, em 22º. Porém, comemorou ter feito a volta mais rápida da história do Circuito da Guia para carros da F3, em 2min10s186. Colocou seu nome na história de uma das provas mais tradicionais do automobilismo mundial. 

Em 2016 continuará na equipe alemã Motopark e, por enquanto, apenas um brasileiro está confirmado além dele: Pedro Piquet, pela holandesa Van Amersfoort Racing. Pietro Piquet, que em 2015 competiu pela Fortec, ainda não "bateu o martelo" para o próximo ano. Foto: Rafael Magnoni Neves

Fernando Alonso continua apostando em uma melhora significativa da Honda, para empurrar (para frente...) o carro da McLaren em 2016.

O espanhol disse que a fabricante japonesa tem soluções diferentes para seus propulsores, seguindo um caminho original em relação aos concorrentes, sobretudo a Mercedes. Para ele, se copiar a Mercedes, por exemplo, dificilmente se igualará a ela. Verdade.

Um "pulo do gato", assim, de um ano para o outro, vai contra quase tudo aquilo que já aconteceu até hoje na F1, ainda mais agora, quando os motores são bem complicados. Soluções mirabolantes costumam não vingar, como o F6 da Copersucar-Fittipaldi e a Tyrrell P34, aquela de seis rodas... Foto: reprodução

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