Centroavante de 38 anos está se despedindo do futebol neste sábado (9). Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense

Centroavante de 38 anos está se despedindo do futebol neste sábado (9). Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense

A partida entre Fluminense e Ceará, neste sábado (9), no Maracanã, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro marca o fim de uma era. Pela última vez, Fred entrará em campo como jogador profissional de futebol. É o capítulo final de uma belíssima história de um camisa 9 que certamente está no Top 5 de centroavantes brasileiros no século XXI.

Fred ficou marcado para muitos pela campanha ruim na Copa de 2014, quando o centroavante foi muito mais vítima o que causa de uma equipe tão mal treinador. Há quem até hoje o chame maldosamente de cone, num profundo desconhecimento de futebol.

A verdade é que o camisa 9 tem uma carreira que vai muito além dos seis jogos no mundial de 2014.

São 417 gols na carreira (desses, 199 pelo Fluminense e 18 pela seleção brasileira) e oito artilharias de campeonatos em sua carreira (o centroavante foi o goleador do Campeonato Brasileiro em três edições: em 2012 e 2014, pelo Fluminense, e em 2016, por Atlético-MG/Fluminense). Louvável.

É difícil pensar em muitos centroavantes que tenham alcançado um nível mais alto que o ídolo do Fluminense neste século. Dificilmente Fred estaria fora da lista dos cinco primeiros. E aqui vai a minha: Ronaldo, Adriano, Luís Fabiano, Fred e Ricardo oliveira (com Gabigol pedindo passagem).

O futebol é muito cruel e muitas vezes alguns jogadores ficam marcados por situações em que eles sequer são responsáveis. Que a gente saiba colocar Fred no altíssimo patamar que ele merece na história do nosso país.

 

Últimas do seu time