Três letras do nome do clube não apareceram na foto de sua sede, o que causou surpresa nas redes sociais. Foto: Divulgação

Três letras do nome do clube não apareceram na foto de sua sede, o que causou surpresa nas redes sociais. Foto: Divulgação

O Fortaleza Esporte Clube divulgou, na última segunda-feira (25), uma foto da fachada de sua sede danificada. As letras “O”, “A” e “B” aparentemente tinham sido arrancadas, mas na realidade tudo se tratava de mais uma ação do departamento de marketing do Leão do Pici em homenagem ao Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado ontem.

A ideia principal é conscientizar a população sobre a importância de doar sangue. Além desta ação, o clube participa desde julho da campanha “Placar do Bem”, em parceria com o Instituto Pró-Hemoce, para aumentar o número de doadores voluntários regulares de sangue nos postos de coleta do Hemoce.

“O Fortaleza busca contribuir sempre com causas importantes e nobres, que ajudam de alguma forma a comunidade. A doação de sangue enfrenta dificuldades no Brasil e nossa função é de ajudar a superarmos, juntos, esse obstáculo que é a falta de doadores. A participação no ‘Placar do Bem’, assim como a ação das letras retiradas, serviram para chamar a atenção do público para o assunto e reforçar nosso apoio nessa questão”, ressalta Marcelo Paz, presidente do Leão do Pici.

Durante todo o Campeonato Brasileiro, e principalmente nas rodadas finais, Ceará e Fortaleza fazem menções à campanha “Placar do Bem”, com visitas de atletas dos clubes aos postos de coleta e ao Hemoce, ações através das redes sociais, coletas externas nas sedes das equipes e campanhas durante as partidas. Ao fim do Brasileirão, o Instituto irá divulgar o número total de doações realizadas pelos torcedores de cada time.

“O clube tem uma função social muito relevante. E toda a equipe de marketing do Fortaleza tem consciência disso. Temos a obrigação de gerar receita e também de despertar generosidade, paz e alegria. O desafio é fazer isso sempre com criatividade, para ganhar destaque em meio à avalanche de informações de que dispomos hoje. Creio que conseguimos”, destaca Marcel Pinheiro, diretor de marketing do Fortaleza.

"O Instituto Pró-Hemoce (IPH) entrou em contato com o Fortaleza para realizar a Campanha Placar do Bem, porque entende que o futebol, por ser uma paixão nacional, e por atingir todos os tipos de pessoas, consegue aproximar e impactar ainda mais gente para doar sangue e se cadastrar como doador de medula. Essa é a principal causa do nosso Instituto, conscientizar as pessoas que uma doação realmente pode salvar vidas e que precisamos aumentar a quantidade de doadores regulares no Brasil, hoje, apenas 3,6 milhões de pessoas são doadoras em uma população de 210 milhões no nosso país. Então é muito importante contarmos com um clube como o Fortaleza ao nosso lado nessa causa", conclui Evandro Castro e Silva, Diretor Executivo do IPH.

Leão se destaca em ações de divulgação

A retirada das letras do nome do clube em sua sede não é a primeira ação de marketing curiosa do Fortaleza nesta temporada. Outra que chamou a atenção e causou enorme comoção nacional foi a de combate ao suicídio, promovida em maio. A atitude, inclusive, teve reconhecimento internacional ao receber o mais relevante prêmio de marketing da América Latina, Portugal e Espanha, o “Ele Ojo Iberoamerica”, um dos cinco mais importantes do planeta no segmento. Finalista na categoria “Saúde”, o Leão superou multinacionais como Shell, Procter & Gamble e AmBev para ficar com o título.

“A dor existe mesmo onde tudo parece estar bem” foi o ponto principal tratado na campanha, e frases como "Acabou a Paz", "É o fim" e "O terror vai começar" foram pichadas nas paredes do Estádio Alcides Santos logo após a equipe faturar o troféu da Copa do Nordeste. O fato causou estranheza, já que o clube vivia um dos grandes momentos de sua temporada e protestos da torcida não fariam sentido pelos resultados apresentados. Dessa forma o clube conseguiu atrair a atenção necessária para falar sobre a causa.

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