Do UOL, em São Paulo

O Fluminense foi derrotado pelo Figueirense neste domingo (27), por 1 a 0, no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro, e disse adeus às suas remotas chances de se classificar para a próxima edição da Taça Libertadores.

Com o resultado, o Fluminense se mantém com 49 pontos e está na 12ª colocação, sem nenhuma chance de ficar entre os seis primeiros (que vão para a competição continental) e nem mesmo de ficar em sétimo, posição que vai dar uma vaga na Libertadores se o Atlético-MG, já garantido na competição, faturar o título da Copa do Brasil (no primeiro jogo da final, contra o Grêmio, perdeu por 3 a 1, em casa).

Se ficar em 12º, o time carioca consegue, ao menos, se classificar para a Copa Sul-Americana de 2017. Na última rodada da competição, no próximo domingo (4), o Flu recebe o Internacional, que luta para não cair para a Série B.

Já o Figueirense, que entrou em campo já rebaixado (está em 18º, com 37 pontos), fecha o campeonato contra o Sport, fora de casa.

Mudanças

O Fluminense entrou em campo com muitas mudanças no time. O zagueiro Gum, por exemplo, foi barrado. Gustavo Scarpa estava suspenso. Jogadores como o lateral Igor Julião, o zagueiro Ygor Nogueira e o atacante Wellington ganharam uma chance com o técnico Marcão.

Primeiro tempo fraco

Com um Fluminense desacreditado e um Figueirense já rebaixado, o primeiro tempo foi fraco. Muitas faltas e poucas chances de gol, para um público muito pequeno no Orlando Scarpelli.

Gol do Figueirense

Sem muita criatividade, o Figueirense conseguiu abrir o placar por meio de uma bola parada. Após uma falta pela esquerda, Marquinhos subiu mais alto que a defesa do Fluminense e cabeceou para as redes.

Aos 32 minutos, o time da casa teve mais uma boa chance. Rafael Moura dominou a bola na entrada da área e finalizou de perna esquerda para acertar o travessão do goleiro Júlio César.

Segundo tempo sonolento

Preguiçosos, os dois times fizeram muito pouco também no segundo. O Figueirense dominou as ações, mas sem criar grandes chances. O Fluminense, por sua vez, quase não ameaçou o goleiro Gatito Fernández, mero espectador da partida.

Jejum

O Fluminense completou neste domingo nove jogos consecutivos sem vencer no Campeonato Brasileiro. Neste período, o time teve seis derrotas e três empates. A última vitória aconteceu no dia 1º de outubro (3 a 1 sobre o Sport).

Fim do jejum

Se o Flu ainda amarga um jejum, o Figueirense deu fim à sua seca de vitórias. O time não vencia uma partida pelo Brasileiro desde 25 de setembro (3 a 1 contra o Santa Cruz). Foram nove jogos seguidos sem triunfo.

Últimas do seu time