O Grêmio, que na noite da última quarta-feira (2) carimbou seu passaporte para mais uma final da Copa do Brasil, certame que já conquistou em quatro oportunidades (1989, 1994, 1997 e 2001), possui fora de campo um time de famosos apaixonados, torcedores que vestem as cores do Imortal e até se apresentam publicamente com a camisa do clube que teve seu hino composto por um dos principais nomes da Música Popular Brasileira, o porto-alegrense Lupcínio Rodrigues.
Torcedores que sabem de cor a letra que embala o time, que começa da seguinte forma:
"Até a pé nos iremos
Para o que der e vier
Mas o certo é que nós estaremos
Com o Grêmio, onde o Grêmio estiver"
Além do próprio Lupcinio, outros músicos conhecidos do grande público, são torcedores fanáticos do Imortal, que desde 8 de dezembro de 2012 tem uma nova casa, a Arena do Grêmio, que substituiu o Olímpico.
Entre eles está Kleiton Ramil, que diferente do irmão Kledir, com quem faz dupla desde 1979, costuma cantar o hino gremista nos shows, normalmente em resposta ao colorado Kledir, dividindo as platéias pelos shows que fazem por todo o Brasil e também no exterior. Kleiton foi nomeado Cônsul de Honra do Grêmio em 31 de dezembro de 2010.
Outro da família Ramil, Vitor, o irmão mais novo da dupla Kleiton & Kledir, também cantor e compositor, é gremista e gravou o hino do clube em 1996, para uma edição especial da Revista Placar, em um CD recheado de outras novas versões para hinos de clubes brasileiros.
O exímio músico Renato Borghtetti é mais um apaixonado pelo Tricolor Gaúcho. Borghetti, que notabilizou-se como um virtuose na gaita ponto, costuma acompanhar o time de coração, assim como Humberto Gessinger, que ficou conhecido nacionalmente a partir da banda Engenheiros do Hawaii, fundada em 1985.
Gessinger levou sua filha Clara (foto ao lado) muitas vezes ao Olímpico e à moderna Arena do Grêmio para acompanhar seu time. Não raramente aparece em público com a camisa do clube gaúcho, duas vezes campeão brasileiro (1981 e 1986), bicampeão da Libertadores (1983 e 1995) e Mundial (1983), entre outras conquistas.
Belas e talentosas mulheres gaúchas também são apaixonadas pelo Grêmio, entre elas a ex-modelo internacional Gisele Bündchen, as apresentadoras Fernanda Lima e Ana Hickmann, a ex-panicat Dani Bolina e a atriz Sharon Menezes.
Mesmo mais discretos, os jornalistas Marcos Losekann e Alexandre Garcia, já declararam publicamente sua torcida pelo Grêmio, assim como um de seus ex-treinadores mais famosos, Luiz Felipe Scolari e o comandante atual, Renato Gaúcho e sua filha, a modelo Carol Poraluppi.
EM BUSCA DE MAIS UM TÍTULO
O Grêmio enfrentará o Atlético-MG na final da Copa do Brasil, em duas partidas. A equipe gaúcha se credenciou para a finalíssima após vencerdo o Cruzeiro em Belo Horizonte por 2 a 0 e empatando em Porto Alegre em 0 a 0.
O Galo, por sua vez, teve mais dificuldades. Após vencer Internacional no Beira-Rio por 2 a 1 chegou a estar perdendo por duas vezes no jogo de volta no Independência para conseguir empatar em 2 a 2.
O retrospecto gremista na Copa do Brasil é bastante favorável. Além dos quatro títulos, foi vice-campeão em três vezes e semifinalista em quatro oportunidades.
O Atlético-MG, por sua vez, venceu apenas um vez (2014) e foi semifinalista em duas disputas.
ABAIXO, GALERIA DE FOTOS COM VÁRIOS GREMISTAS
Olhos no retrovisor: Há quatro anos morria o ex-piloto argentino Carlos Reutemann
07/07/2025Parabéns, Tupãzinho! Herói do Timão no Brasileiro de 90 está completando 57 anos!
07/07/2025F1: Após metade da temporada concluída, dupla da McLaren amplia vantagem para Verstappen e segue favorita ao título
07/07/2025Uma foto uma história! Brito e Gérson em Guanajuato, na concentração brasileira durante a Copa de 70
07/07/2025Copa Santa Catarina 1992: a versão catarinense do Brasileirão de 1987
07/07/2025