Um raio de Sol no momento do cabeceio do zagueiro na decisão do Brasileiro de 75. Foto: Reprodução

Um raio de Sol no momento do cabeceio do zagueiro na decisão do Brasileiro de 75. Foto: Reprodução

Um dos maiores ídolos do Sport Club Internacional, Elias Ricardo Figueroa Brander, o ex-zagueiro chileno Figueroa, completa 75 anos nesta segunda-feira (25).

Depois de começar sua carreira profissional no Chile, com passagens pelo Unión La Calera e Santiago Wandereres, Figueroa transferiu-se para o futebol uruguaio, onde defendeu o Peñarol entre 1967 e 1971.

Depois, chegou ao Beira-Rio, onde permaneceu até o final de 1976, período em que levantou o hexacampeonato gaúcho (1971, 1972, 1973, 1974, 1975 e 1976) e o bicampeonato brasileiro (1975 e 1976).

Aliás, falando em 1975, ano em que o Inter conquistou seu primeiro Campeonato Brasileiro, foi justamente de Figueroa o gol do título, na decisão diante do Cruzeiro, no Beira Rio, um gol especial , que vale um registro especial.

COLORADO FANÁTICO

O cantor e compositor Kledir Ramil, da dupla gaúcha Kleiton & Kledir, foi entrevistado em 2015 pelo Portal Terceiro Tempo relembrando a conquista do Campeonato Brasileiro de 1975 e o icônico "Gol Iluminado"de Figueroa naquele jogo.

Kledir, que inclusive é embaixador do Inter, estava começando sua carreira musical pelo grupo "Almôndegas", na época do primeiro título brasileiro do seu time de coração, alguns anos antes de iniciar uma trajetória de enorme sucesso ao lado do irmão, com músicas marcantes, como "Deu Pra Ti", "Vira Virou", "Fonte da Saudade" e "Paixão", entre outras.

"Essa data ficou inesquecível pra mim, eu não estava no jogo, mas não canso de assistir esse 1 a 0 em cima do Cruzeiro. E não só o jogo que nos deu o primeiro título do Brasileirão, mas aquele "Gol Iluminado" do Figueroa, aquilo é divino, uma presença de Deus, na hora em que ele foi meter a cabeça na bola e veio um raio de luz iluminando", emociona-se Kledir, emociona-se Kledir, que ao lado do irmão, Kleiton, estará retomando em breve os shows presenciais, para que comemorem os 40 anos da dupla.. 

CLIQUE ABAIXO E OUÇA A ENTREVISTA COMPLETA DE KLEDIR RAMIL EM 2015 A MARCOS JÚNIOR MICHELETTI

Em 5 de abril de 2014, dia da reinauguração do Beira-Rio, em Porto Alegre. O colorado Kledir Ramil (à frente) da dupla Kleiton & Kledir, com os ídolos Caçapava (1954-2016) , Benitez e Valdomiro. Foto: Victor Hugo/arquivo pessoal de Kledir Ramil

O GOL ILUMINADO DE FIGUEROA NA DECISÃO DO CAMPEONATO BRASILEIRO DE 1975

Tarde nublada em Porto Alegre no dia 14 de dezembro de 1975.

Final do Campeonato Brasileiro daquele ano, jogo único no Beira-Rio entre Internacional e Cruzeiro.

O ponta-direita Valdomiro sofreu falta no lado direito, próximo à grande área da equipe mineira.

Aos 11 minutos do segundo tempo, o próprio Valdomiro, camisa 7 da equipe colorada, cobrou a falta. A bola passou por Paulo César Carpegiani e encontrou o zagueiro chileno Figueroa, que testou de cabeça, sem nenhuma chance para o goleiro Raul Plassmannn, decretando a vitória do time dirigido por Rubens Minelli, o primeiro título brasileiro do Inter, primeiro nacional também de um clube gaúcho.

O gol de Elias Ricardo Figueroa Brander ganhou até alcunha: "Gol Iluminado", em razão de uma nesga de sol romper o céu encoberto da capital portoalegrense e iluminar justamente o zagueiro do Inter no momento do cabeceio.

O técnico Rubens Minelli, que havia chegado ao Inter no ano anterior, vindo do Améria de Rio Preto-SP, contava com um elenco forte, e se lembra muito bem daquela partida final contra o Cruzeiro e da semi-final, diante do Fluminense.

"O Inter tinha um time muito bom. Uma equipe praticamente formada naquele ano Tivemos contratações de alguns reforços e jogava um futebol muito bom. Na semi-final, chegamos ao Rio de Janeiro para jogar e na televisão o treinador, o Didi, dizia que a "Máquina" estava "azeitada", que nós deveríamos jogar fechados. E eu aproveitei isso na minha preleção, para motivar os meus jogadores. E, na partida, anulamos o adversário completamente, ganhamos por 2 a 0 (gols de Lula e Carpegiani), poderíamos ter feito até mais", relembrou Minelli em entrevista ao Portal Terceiro Tempo em dezembro de 2015.

ABAIXO, O "GOL ILUMINADO" DE FIGUEROA

Últimas do seu time